Família > Comer > Receitas deliciosas

Cogumelos Recheados com Tofu e Espinafres

Um prato rápido, fácil e que impressiona sempre os convidados.

Rechear cogumelos é das maneiras mais fáceis de se conseguir 1) uma refeição rápida 2) um prato que impressiona convidados e 3) aproveitar restos. Sim, aproveitar restos, porque tudo o que pode ser esmigalhado pode servir de recheio. Neste caso, seguindo a receita da Susana do Ervilhas & Cenouras, usa-se tofu e espinafres, mas o céu é o limite.

1 – Preparar os cogumelos

Os melhores são os brancos; se forem bem largos levam mais recheio, claro, mas se só encontrarem dos mais pequenos paciência, comem mais. Limpar a terra e retirar os pés. Atenção, pelamordedeus não lavem os cogumelos porque absorvem a água e ficam com uma textura ruim. Há quem diga que “só passa por água” mas sinceramente o que é que acham que limpa só passar por água? Mais vale limpar a terra com uma folha de papel de cozinha e pronto. Um daqueles pincéis de cozinha também serve e é mais ecológico. Com cogumelos grandes (como na foto) fazemos 2 por pessoa.

2 – Fazer o recheio

Num processador triturar os pés dos cogumelos, 200 gramas de tofu suave, um molho de espinafres, 2 ou 3 dentes de alho, sal, pimenta e azeite q.b. Também costumo juntar umas quantas bolachas de água ou sal ou tostas para dar textura, mas é perfeitamente opcional. Provar para rectificar os temperos.

3 – Rechear

Auto-explicativo, mas aqui fica uma foto bonita.

Cogumelos Recheados c Tofu e Espinafres 2

4 – Molho

Dispor os cogumelos num tabuleiro e cobrir com molho a gosto. Eu gosto de fazer um béchamel, mas natas temperadas ou até molho de tomate resultam. Convém mesmo é levar algum tipo de molho porque, na minha modesta opinião, os cogumelos ficam muito secos só assim. Talvez apenas pincelados com azeite seja suficiente, ainda estou para experimentar.

Cogumelos Recheados c Tofu e Espinafres 3

Levar ao forno até os cogumelos estarem cozinhados (depende do tamanho, mas para estes grandes uma meia hora chega).

Servir com arroz e salada e impressionar a família e amigos OU comer tudo sozinho em frente ao Netflix. Hipóteses.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.