Um prato rápido, fácil e que impressiona sempre os convidados.
Rechear cogumelos é das maneiras mais fáceis de se conseguir 1) uma refeição rápida 2) um prato que impressiona convidados e 3) aproveitar restos. Sim, aproveitar restos, porque tudo o que pode ser esmigalhado pode servir de recheio. Neste caso, seguindo a receita da Susana do Ervilhas & Cenouras, usa-se tofu e espinafres, mas o céu é o limite.
1 – Preparar os cogumelos
Os melhores são os brancos; se forem bem largos levam mais recheio, claro, mas se só encontrarem dos mais pequenos paciência, comem mais. Limpar a terra e retirar os pés. Atenção, pelamordedeus não lavem os cogumelos porque absorvem a água e ficam com uma textura ruim. Há quem diga que “só passa por água” mas sinceramente o que é que acham que limpa só passar por água? Mais vale limpar a terra com uma folha de papel de cozinha e pronto. Um daqueles pincéis de cozinha também serve e é mais ecológico. Com cogumelos grandes (como na foto) fazemos 2 por pessoa.
2 – Fazer o recheio
Num processador triturar os pés dos cogumelos, 200 gramas de tofu suave, um molho de espinafres, 2 ou 3 dentes de alho, sal, pimenta e azeite q.b. Também costumo juntar umas quantas bolachas de água ou sal ou tostas para dar textura, mas é perfeitamente opcional. Provar para rectificar os temperos.
3 – Rechear
Auto-explicativo, mas aqui fica uma foto bonita.
4 – Molho
Dispor os cogumelos num tabuleiro e cobrir com molho a gosto. Eu gosto de fazer um béchamel, mas natas temperadas ou até molho de tomate resultam. Convém mesmo é levar algum tipo de molho porque, na minha modesta opinião, os cogumelos ficam muito secos só assim. Talvez apenas pincelados com azeite seja suficiente, ainda estou para experimentar.
Levar ao forno até os cogumelos estarem cozinhados (depende do tamanho, mas para estes grandes uma meia hora chega).
Servir com arroz e salada e impressionar a família e amigos OU comer tudo sozinho em frente ao Netflix. Hipóteses.
Este artigo foi útil para si?