Família > Comer > Receitas deliciosas

Cheesecake de Morango Vegetariano

cheesecake de morango vegetariano

Uma sobremesa para quando não há morangos frescos.

Findo o Verão ficam as saudades dos morangos. A Susana do Ervilhas & Cenouras “congeminou” esta receita de cheesecake, que não leva de facto morangos frescos, para sobrevivermos durante os 10 meses do ano em que, ou não há morangos, ou sabem a Sonasol importado a peso de ouro.

Começamos por triturar uma embalagem (400gr) de bolacha digestiva. Neste momento, as marcas que conheço sem produtos de origem animal são as do Continente e Mini-Preço. Como sempre, verifiquem os ingredientes porque as receitas podem mudar de um dia para  outro.

Depois é juntar óleo de côco derretido a olho (margarina também serve, mas vai alterar um pouco o sabor); juntar um bocadinho, triturar, fazer o teste da areia. A misturar está boa quando der para apertar e ficar consistente, tipo areia molhada. Forrar a parte de baixo de uma forma redonda de mola (tipo esta) com papel vegetal  e cobrir com a bolacha; calcar e levar ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.

Para o recheio, triturar 250 gramas de tofu suave; dissolver duas saquetas de Gelly Já  de morango* em 500ml de água a ferver (portanto, metade do as instruções indicam) e juntar ao tofu; dissolver 1/2 colher de chá de ágar em pó em 1/2 chávena de água e levar ao lume até borbulhar, durante cerca de 1 minutos. Juntar também ao tofu.

Deitar o creme na forma e levar tudo de novo ao frigorífico. É só isto. Para desenformar é só soltar a mola da forma e gentilmente puxar pelo papel para deslizar o cheesecake da base de metal. Cobrir com compota de morango* e impressionar os omnívoros com uma sobremesa deliciosa à base de tofu (*riso maléfico*).

 

*Logicamente, poderão optar por outros sabores de gelatina/compota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *