Descubram como fazer esta receita de carne no forno clássica e reconfortante!
Quando os dias frios se instalam apetece mesmo comer uma refeição reconfortante, como uma carne assada no forno, acompanhada de batatinhas e legumes.
A nossa receita de carne assada é inspirada na da minha avó, que era uma cozinheira de mão cheia, e o seu cheirinho faz lembrar felizes jantares de família de outros tempos.
O seu delicioso cheirinho vai agora fazer parte das memórias das nossas abobrinhas, e assim as tradições vão passando de pais para filhos e de avós para netos.
Para prepararmos esta receita experimentámos a gama Ingenio da Tefal com uma pega amovível, que podem ir ao fogão, forno, servir à mesa, conservar no frigorífico e ir à máquina de lavar loiça.
Esta gama é super útil e prática, e dá imenso jeito quando temos pratos que devem ir ao fogão e também ao forno, como esta receita de carne assada no forno.
Carne assada no forno com legumes
A nossa receita de carne assada é inspirada na da minha avó, que era uma cozinheira de mão cheia, e o seu cheirinho faz lembrar felizes jantares de família de outros tempos.
Ingredientes
- 1kg de carne de vaca para assar (nós usámos rabadilha)
- 3 cebolas
- 400 g de cenourinhas baby
- 600 gramas de batatas para assar
- 1 beringela
- 1 courgete
- 6 pimentos baby
- 5 dentes de alho
- 100 ml de azeite (mais ou menos 6 colheres de sopa)
- Sal, colorau e pimenta a gosto
- Louro e oregãos
- 1 a 2 copos de Vinho branco
Passos
- Tempere a carne com sal com alguma antecedência (até 24 horas antes).
- Pré aqueça o forno a 170º.
- Comece por lavar e preparar os legumes
- Numa frigideira ou numa caçarola que possa ir ao forno, deite 3 colheres de sopa de azeite e uma colher de sobremesa de manteiga em lume alto.
- Quando estiver derretida deite 2 dentes de alho partidos e deixe alourar.
- Assim que o alho estiver dourado coloque a carne, e deixe fritar de todos os lados para selar a carne e não se perder o seu suco.
- Logo que a carne esteja bem dourada de todos os lados ponha numa travessa à parte e deite para a caçarola a cebola até ficar ligeiramente dourada. Deite depois as cenourinhas e os vegetais e deixe alourar um bocadinho até ficarem todos dourados.
- Coloque novamente a carne na caçarola, sobre a cebola e aos vegetais.
- Tempere com sal, pimenta preta e colorau a gosto, deite um copo de vinho branco e leve ao forno. Pode também juntar uma folha de louro, se gostarem.
- Entretanto, numa panela com água a ferver, sal, louro e um dente de alho, deite as batatas. Se tiverem, podem também juntar um colher de pasta de pimenta, dá um sabor muito agradável.
- Coza a batata em lume brando durante 10 minutos, só para dar uma entaladela e ficarem parcialmente cozidas.
- Escorra e reserve.
- Quando passarem 30 minutos da carne estar no forno tire para fora, volte a carne e junte mais um copo de vinho. Coloque em volta as batatinhas, envolvendo-as com o molho da carne e afine os temperos.
- Volte a colocar no forno mais 15 a 20 minutos, conforme preferirem ter a carne mais ou menos cozida por dentro.
- A carne deve medir 65º no seu interior para estar cozinhada no ponto médio, sem estar demasiado seco. Retire do forno e deixe a carne descansar durante 10 a 20 minutos antes de servir.
Carne assada no forno – Preparação
Tempere a carne com sal com alguma antecedência (até 24 horas antes).
Pré aqueça o forno a 170º.
Comece por lavar e preparar os legumes e reservar separadamente:
- corte a cebola em fatias e reserve;
- corte as cenourinhas em pedaços com 1,5 – 2cm de grossura;
- parta as batatas em quartos
- corte as courgetes em pedaços com 1,5 de largura;
- corte as beringelas em cubos de 1 cm
- corte os pimentos em quartos
Para cozinhar a carne assada, o ideal é um recipiente que possa ser usado no fogão para selar a carne e depois no forno para a assar.
Nós utilizámos uma caçarola da gama Ingenio da Tefal que pode ser utilizada no fogão e no forno e depois de arrefecer pode até ser guardada no frigorífico porque tem uma pega amovível e tem uma tampa que fecha de forma hermética.
Numa frigideira ou numa caçarola que possa ir ao forno, deite 3 colheres de sopa de azeite e uma colher de sobremesa de manteiga em lume alto.
Quando estiver derretida deite 2 dentes de alho partidos e deixe alourar.
Assim que o alho estiver dourado coloque a carne, e deixe fritar de todos os lados para selar a carne e não se perder o seu suco.
Logo que a carne esteja bem dourada de todos os lados ponha numa travessa à parte e deite para a caçarola a cebola até ficar ligeiramente dourada. Deite depois as cenourinhas e os vegetais e deixe alourar um bocadinho até ficarem todos dourados.
Coloque novamente a carne na caçarola, sobre a cebola e aos vegetais.
(Se preferirem podem cozinhar os vegetais separadamente – é uma boa ideia se gostarem dos vegetais menos cozidos ou se tiverem vegetarianos na família, como nós temos. Podem ver abaixo como assámos os vegetais.)
Tempere com sal, pimenta preta e colorau a gosto, deite um copo de vinho branco e leve ao forno. Pode também juntar uma folha de louro, se gostarem.
Entretanto, numa panela com água a ferver, sal, louro e um dente de alho, deite as batatas. Se tiverem, podem também juntar um colher de pasta de pimenta, dá um sabor muito agradável.
Coza a batata em lume brando durante 10 minutos, só para dar uma entaladela e ficarem parcialmente cozidas.
Escorra e reserve.
Quando passarem 30 minutos da carne estar no forno tire para fora, volte a carne e junte mais um copo de vinho. Coloque em volta as batatinhas, envolvendo-as com o molho da carne e afine os temperos.
Volte a colocar no forno mais 15 a 20 minutos, conforme preferirem ter a carne mais ou menos cozida por dentro.
Se tiver um termómetro para medir a temperatura da carne (nós somos fãs do Masterchef e adoramos gadgets, por isso sim, temos…) a carne deve medir 65º no seu interior para estar cozinhada no ponto médio, sem estar demasiado seco.
Retire do forno e deixe a carne descansar durante 10 a 20 minutos antes de servir.
Vegetais assados no forno
Uma varieade de vegetais assados no forno, para acompanhar o carne no forno
Ingredientes
- 400 g de cenourinhas baby
- 3 cebolas
- 600 gramas de batatas para assar
- 1 beringela
- 1 courgete
- 6 pimentos baby
Passos
- Colocámos 3 colheres de sopa de azeite na caçarola e refogámos 3 dentes de alho partidos. Depois deitámos a beringela, courgete e pimentos, deixando alourar.
- Temperámos com sal e oregãos
- Assim que estão meios cozinhados passaram para o forno, para acabarem de assar.
- Levam cerca de 15 minutos, se já tiverem sido previamente fritos, ou cerca de 25-30 minutos se forem crus para o forno.
Vegetais assados no forno – Preparação
Comece por lavar e preparar os legumes e reservar separadamente:
- corte a cebola em fatias e reserve;
- corte as cenourinhas em pedaços com 1,5 – 2cm de grossura;
- parta as batatas em quartos
- corte as courgetes em pedaços com 1,5 de largura;
- corte as beringelas em cubos de 1 cm
- corte os pimentos em quartos
Em nossa casa gostamos muito de vegetais, e temos uma pequena vegetariana que nem vai provar a carne, por isso acompanhamos sempre com vegetais assados no forno.
Podem usar uma caçarola que dê para ser utilizada no fogão e no forno para cozinhar mais rapidamente. Alternativamente podem usar um tabuleiro de forno – nesse caso levará mais tempo. Nós utilizámos outra caçarola da gama Ingenio da Tefal (têm em várias dimensões) e assim poupámos algum tempo na confeção.
Colocámos 3 colheres de sopa de azeite na caçarola e refogámos 3 dentes de alho partidos. Depois deitámos a beringela, courgete e pimentos, deixando alourar.
Temperámos com sal e oregãos
Assim que estão meios cozinhados passaram para o forno, para acabarem de assar.
Levam cerca de 15 minutos, se já tiverem sido previamente fritos, ou cerca de 25-30 minutos se forem crus para o forno.
Ficam deliciosos sozinhos ou a acompanhar a carne assada no forno.
Depois de todos satisfeitos, podem guardar no frigorífico o que sobrar de carne assada e legumes durante 3 ou 4 dias, desde que fique em recipientes bem fechados.
Nós aproveitámos a gama Ingenio, que têm tampas herméticas que permitem conservar no frigorífico sem ter de sujar mais loiça:
Também vos pode interessar:
- Receitas com castanhas, quentes e boas
- Receita de guisado de borrego com beringelas
Este artigo foi útil para si?