Família > Comer > Receitas deliciosas

Carne assada no forno com legumes

Carne assada no forno

Descubram como fazer esta receita clássica e reconfortante!

Quando os dias frios se instalam apetece mesmo comer uma refeição reconfortante, como uma carne assada no forno, acompanhada de batatinhas e legumes.

A nossa receita de carne assada é inspirada na da minha avó, que era uma cozinheira de mão cheia, e o seu cheirinho faz lembrar felizes jantares de família de outros tempos.

O seu delicioso cheirinho vai agora fazer parte das memórias das nossas abobrinhas, e assim as tradições vão passando de pais para filhos e de avós para netos.

Para prepararmos esta receita experimentámos a gama Ingenio da Tefal com uma pega amovível, que podem ir ao fogão, forno, servir à mesa, conservar no frigorífico e ir à máquina de lavar loiça.

Esta gama é super útil e prática, e dá imenso jeito quando temos pratos que devem ir ao fogão e também ao forno, como esta receita de carne assada no forno.

Vejam como preparar a carne assada no forno:

Carne assada no forno – Ingredientes:

Carne assada no forno - ingredientes

1kg de carne de vaca para assar (nós usámos rabadilha)

3 cebolas

400 g de cenourinhas baby

600 gramas de batatas para assar

1 beringela

1 courgete

6 pimentos baby

5 dentes de alho

100 ml de azeite (mais ou menos 6 colheres de sopa)

Sal, colorau e pimenta a gosto

Louro e oregãos

1 a 2 copos de Vinho branco

Carne assada no forno – Preparação

Tempere a carne com sal com alguma antecedência (até 24 horas antes).

Pré aqueça o forno a 170º.

Comece por lavar e preparar os legumes e reservar separadamente:

  • corte a cebola em fatias e reserve;
  • corte as cenourinhas em pedaços com 1,5 – 2cm de grossura;
  • parta as batatas em quartos
  • corte as courgetes em pedaços com 1,5  de largura;
  • corte as beringelas em cubos de 1 cm
  • corte os pimentos em quartos

Para cozinhar a carne assada, o ideal é um recipiente que possa ser usado no fogão para selar a carne e depois no forno para a assar.

Nós utilizámos uma caçarola da gama Ingenio da Tefal que pode ser utilizada no fogão e no forno e depois de  arrefecer pode até ser guardada no frigorífico porque tem uma pega amovível e tem uma tampa que fecha de forma hermética.

Numa frigideira ou numa caçarola que possa ir ao forno, deite 3 colheres de sopa de azeite e uma colher de sobremesa de manteiga em lume alto.

Quando estiver derretida deite 2 dentes de alho partidos e deixe alourar.

Assim que o alho estiver dourado coloque a carne, e deixe fritar de todos os lados para selar a carne e não se perder o seu suco.

Logo que a carne esteja bem dourada de todos os lados ponha numa travessa à parte e deite para a caçarola a cebola até ficar ligeiramente dourada. Deite depois as cenourinhas e os vegetais e deixe alourar um bocadinho até ficarem todos dourados.

Coloque novamente a carne na caçarola, sobre a cebola e aos vegetais.

(Se preferirem podem cozinhar os vegetais separadamente – é uma boa ideia se gostarem dos vegetais menos cozidos ou se tiverem vegetarianos na família, como nós temos. Podem ver abaixo como assámos os vegetais.)

Tempere com sal, pimenta preta e colorau a gosto, deite um copo de vinho branco e leve ao forno. Pode também juntar uma folha de louro, se gostarem.

Entretanto, numa panela com água a ferver, sal, louro e um dente de alho, deite as batatas. Se tiverem, podem também juntar um colher de pasta de pimenta, dá um sabor muito agradável.

Coza a batata em lume brando durante 10 minutos, só para dar uma entaladela e ficarem parcialmente cozidas.

Escorra e reserve.

Quando passarem 30 minutos da carne estar no forno tire para fora, volte a carne e junte mais um copo de vinho. Coloque em volta as batatinhas, envolvendo-as com o molho da carne e afine os temperos.

Volte a colocar no forno mais 15 a 20 minutos, conforme preferirem ter a carne mais ou menos cozida por dentro.

Se tiver um termómetro para medir a temperatura da carne (nós somos fãs do Masterchef e adoramos gadgets, por isso sim, temos…) a carne deve medir 65º no seu interior para estar cozinhada no ponto médio, sem estar demasiado seco.

Retire do forno e deixe a carne descansar durante 10 a 20 minutos antes de servir.

Carne assada no forno- resultado final

Vegetais assados no forno – Preparação

Em nossa casa gostamos muito de vegetais, e temos uma pequena vegetariana que nem vai provar a carne, por isso acompanhamos sempre com vegetais assados no forno.

Podem usar uma caçarola que dê para ser  utilizada no fogão e no forno para cozinhar mais rapidamente. Alternativamente podem usar um tabuleiro de forno – nesse caso levará mais tempo. Nós utilizámos outra caçarola da gama Ingenio da Tefal (têm em várias dimensões) e assim poupámos algum tempo na confeção.

Colocámos 3 colheres de sopa de azeite na caçarola e refogámos 3 dentes de alho partidos. Depois deitámos a beringela, courgete e pimentos, deixando alourar.

Temperámos com sal e oregãos

Assim que estão meios cozinhados passaram para o forno, para acabarem de assar.

Levam cerca de 15 minutos, se já tiverem sido previamente fritos, ou cerca de 25-30 minutos se forem crus para o forno.

Ficam deliciosos sozinhos ou a acompanhar a carne assada no forno.

Carne assada no forno - empratamento

Depois de todos satisfeitos, podem guardar no frigorífico o que sobrar de carne assada e legumes durante 3 ou 4 dias, desde que fique em recipientes bem fechados.

Nós aproveitámos a gama Ingenio, que têm tampas herméticas que permitem conservar no frigorífico sem ter de sujar mais loiça:

Carne assada no forno- tampas de frigideira ingenium

Receita preparada com o apoio da Tefal.

Também vos pode interessar:

Receitas com castanhas, quentes e boas

– Receita de guisado de borrego com beringelas

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *