Bolo Rei: receita tradicional, fácil e deliciosa! - Pumpkin.pt

Bolo Rei: receita tradicional, fácil e deliciosa!

bolo rei como fazer

O bolo rei não pode faltar na mesa de Natal e é muito fácil de fazer!

O Bolo Rei é o bolo obrigatório em todas as consoadas e no dia dos Reis, e é delicioso, seja fresquinho ou torrado com manteiga e acompanhado com um chá quentinho.

Lembram-se de encontrar favas e brindes no bolo rei tradicional?

Na nossa infância era uma animação descobrir quem na família seria o sortudo que receberia a prenda e quem teria infelicidade de encontrar a fava e por isso teria de trazer o bolo rei no ano seguinte.

Hoje em dia os bolos-rei que são comprados já não trazem essas surpresas, mas fazendo o bolo em casa temos a oportunidade de partilhar a tradição com as nossas crianças, que vão adorar.

Esta receita é muito fácil de fazer, e é preciso apenas reservar umas boas horas para a massa levedar – uma espécie de magia que as crianças adoram ver.

Se não forem fãs de frutas cristalizadas, podem também preparar o Bolo Rainha e se preferirem variar podem ver também ver a receita de Bolo Rei de chocolate e Bolo Rei de Iogurte (para uma versão mais light).

Lembrem-se que esta receita é fácil de preparar, mas temos apenas de planear com antecedência porque leva algum tempo a levadar e os frutos secos ficam mais saborosos se ficarem previamente de molho na bebida espirituosa usada.

bolo rei receita tradicional

Receita tradicional de Bolo Rei

O Bolo Rei é o bolo obrigatório em todas as consoadas e no dia dos Reis, e é delicioso, seja fresquinho ou torrado com manteiga e acompanhado com um chá quentinho.

Serve

0 pessoas

Preparação

0 minutos

Confecção

0 minutos

Tempo total

0 minutos

Ingredientes

  • 600 g farinha
  • 20 g fermento de padeiro
  • 1 dl leite
  • 100 g açúcar
  • 100 g manteiga
  • 5 ovos (1 dos ovos será para bater e pincelar antes de ir ao forno)
  • 4 c. sopa vinho Madeira, vinho do Porto ou Brandy. Nós fizemos uma versão com vinho Madeira e outra com vinho do Porto e ambas ficaram deliciosas.
  • 100 g sultanas
  • 100 g amêndoa laminada
  • 100 g amêndoa em palitos
  • 100 g pinhões
  • 100 g miolo de noz
  • 100 g miolo de noz pecan
  • 150g de frutas cristalizadas picadas
  • raspa de 1 laranja e 1 tangerina
  • 1 colher de café de sal
  • Para decorar: Fatias de frutos cristalizados e Metades de miolo de nozes
  • Açúcar em pó

Passos

  1. Comece por picar as nozes e as nozes pecan e coloque-as numa tigela, juntamente com a amêndoa em palitos, as sultanas, os pinhões, as frutas cristalizadas e a bebida espirituosa que preferirem (vinho Madeira, vinho do Porto ou Brandy). Envolva bem e deixe marinar durante pelo menos 1 hora.
  2. Dissolva o fermento de padeiro no leite, ligeiramente morno (não pode estar muito quente).
  3. Se usar um robot de cozinha ou batedeira adequada a massa de pão, deite na taça a farinha, a manteiga amolecida, os 4 ovos, a raspa de laranja e tangerina, a mistura de fermento e leite, o açúcar e o sal. Misture até todos os ingredientes estarem bem envolvidos e a massa se soltar das paredes da taça.
  4. Pode também misturar tudo usando as mãos: deite a farinha em cima da mesa e abra um buraco no meio. a manteiga amolecida, os 4 ovos, a raspa de laranja e tangerina, a mistura de fermento e leite, o açúcar e o sal.
  5. Envolva tudo e trabalhe a massa até se descolar da mesa e das mãos.
  6. Depois da massa preparada, junte a mistura dos frutos secos e cristalizados e da bebida espirituosa e misture muito bem – seja com a máquina de cozinha ou manualmente.
  7. Faça uma bola com a massa e deixe-a numa tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar num sítio quente até triplicar o volume – no nosso caso esteve mais de 3 horas a levedar e cresceu imenso.
  8. Quando já tiver levedado, trabalhe a massa ligeiramente para ficar uniforme. Depois coloque num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, com a forma de um anel largo – deixe pelo menos 10 cms de diametro no centro.
  9. Coloque num tabuleiro ligeiramente untado com manteiga, cubra com um pano e deixe levedar por mais 20 minutos. Pré aqueça o forno a 180º. Pincele o bolo com ovo batido.
  10. Decore o bolo com as frutas cristalizadas a gosto.
  11. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos até parecer bem cozido – pode verificar espetando um palito, que deve sair seco quando estiver cozido por dentro.
  12. Se começar a ficar demasiado escuro e ainda não estiver cozido, tape com papel de alumínio. Quando estiver pronto retire, e deixe arrefecer. Antes de servir, decore com açúcar em pó. E já está!

Vejam as fotografias do processo para fazer este bolo rei tradicional delicioso:

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<