Família > Comer > Receitas deliciosas

Arroz doce

Arroz doce 

Uma receita deliciosa para os amantes de arroz doce.

INGREDIENTES

1 litro de leite gordo

130g de arroz carolino

110g de açúcar amarelo

1/2 vagem de baunilha (abra-a longitudinalmente e retire com uma faca as sementes. Junte a vagem e as sementes ao leite)

2 paus de canela

Casca de 1 lima

3 gemas

1 colher de chá de manteiga dos Açores

5 colheres de sopa de natas frescas

MODO DE PREPARAÇÃO TRADICIONAL

Comece por colocar um pouco de água (1 concha) no tacho e junte a casca de lima ralada, a canela, a vagem de baunilha e o arroz. Ligue o lume brando e mexa sempre. Quando a água tiver evaporado vá juntando o leite aos poucos (coloque um copo de leite quente de cada vez e junte o copo seguinte quando o arroz já tiver absorvido o leite anterior). Quando gastar todo o leite verifique se o arroz já está cozido. Junte o açúcar e as gemas (previamente misturadas com as natas e peneiradas) e desligue o lume quando o creme começar a engrossar. Envolva a manteiga, deixe arrefecer e salpique com canela.

MODO DE PREPARAÇÃO NA BIMBY

Coloque no copo todos os ingredientes, excepto o açúcar e as gemas. Programe 50 minutos em colher inversa, temp 90º.Quando terminar, junte o açúcar e deite as gemas em fio, previamente misturadas nas natas e peneiradas e programe 10 minutos à mesma temperatura e velocidade. Junte a manteiga e envolva durante mais 1 minuto. Deite num recipiente médio ou em tacinhas individuais e, quando estiver frio, polvilhe com canela.

Nota: este arroz doce fica com a consistência de creme. Se preferir que fique mais consistente aumente a quantidade de arroz para 140g. Se preferir mais doce, aumente a quantidade de açúcar para 140g.