Família > Comer > Receitas deliciosas

Abóbora gratinada

Humm! Abobóra gratinada para fazer furor numa mesa! Um delícia!

Ingredientes 

1 kg de abóbora (limpa)
sal
2 a 3 peitos de frango
50 ml de azeite
1 lata pequena de cogumelos em lâminas
200 g de queijo creme com ervas noz moscada
1 queijo saloio curado (200 g)
pimenta

Preparação

Corte 2/3 da abóbora em pedaços para dentro de um tacho. Cubra ligeiramente com água, tempere com sal e leve a cozer, tapado sobre lume brando, durante cerca de 15 minutos. Corte a restante abóbora em fatias finas, escalde-as em água a ferver cerca de 4 minutos, passe por água fria corrente, escorra e reserve. Entretanto, aloure os peitos de frango no azeite, junte os cogumelos escorridos e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, virando a carne de vez em quando. Retire o frango, desfie-o e volte a juntar aos cogumelos.
Adicione metade do queijo creme com ervas e misture bem. Quando a abóbora estiver cozida, escorra muito bem, esmague-a com um garfo e leve de novo ao lume num tachinho para secar um pouco. Junte o restante queijo creme com ervas, tempere com sal e noz moscada e mexa.
Deite parte do puré de abóbora um tabuleiro de forno que possa ir à mesa.
Por cima espalhe o frango com os cogumelos e cubra com o restante puré de abóbora. Corte o queijo em fatias finas. Disponha as fatias de abóbora reservadas sobre a superfície, sobrepondo-as parcialmente e intercalando com as fatias de queijo. Polvilhe com noz moscada e pimenta, moída na altura e leve a gratinar em forno quente (225°C) durante 20 minutos.
Esta receita foi tirada daqui.