Família > Comer > Comer bem

Pequenos-almoços saborosos e saudáveis para as crianças

Pequenos-almocos saborosos saudáveis as criancas

A Filipa Cortez Faria autora do Blog My Happy Kids partilhou com a Pumpkin algumas opções de pequenos-almoços saborosos e saudáveis para os miúdos.

O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia, nomeadamente por ser a primeira do dia e por ser aquela que se segue a um jejum de 8 a 12 horas.

Deve ser uma refeição completa e que dê energia às crianças nas primeiras horas do dia, no entanto, não nos podemos esquecer de que nem todos conseguem comer muito logo quando acordam.

Ainda assim, não deixem passar mais de uma hora até comerem a sua primeira refeição, depois de uma boa noite de sono.

Ao pequeno-almoço deveremos incluir uma fonte de cereais de qualidade, seja aveia, trigo integral, cevada, milho, etc., que pode ser fornecida através do pão, flocos de cereais ou farinha.

Para além dos cereais, os laticínios ou substitutos do leite devem também ser incluídos: leite de vaca magro ou meio-gordo, iogurte, queijo magro, bebida de amêndoa, avelã, arroz, aveia ou até soja. Por último, se porventura conseguirem adicionar um pouco de fruta (1/2 peça) já terão um ótimo pequeno-almoço, com tudo aquilo que os miúdos precisam para estar ao melhor nível na escola.

Agora, alguns exemplos de pequenos-almoços saudáveis e saborosos que podem preparar para as vossas crianças:

  • 1 copo de leite (ou bebida de amêndoa, avelã, arroz, aveia, soja) e 1 pão de mistura/ integral com manteiga magra e/ou fiambre de aves

  • 1 iogurte sem adição de açúcar com fruta e cereais integrais ou granola

  • Papas de aveia com leite e flocos de aveia, raspa de limão e canela

  • Panquecas de aveia com banana e iogurte natural adoçado com mel

  • 1 copo de sumo de fruta natural e 2 fatias de pão de milho com manteiga de amendoim ou queijo creme de barrar Light

 

Para saborear em família!