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Mais vegetais à mesa, maior hidratação no Verão

Mais vegetais à mesa, maior hidratação no Verão

No primeiro dia de Verão, 21 de Junho, a Associação Portuguesa de Dietistas aconselha:

Praia, sol, calor e bronzeado exigem uma maior ingestão de água a fim de poder manter as funções normais do organismo e não sofrer o mal estar provocado pela desidratação. Por isso se insiste no facto de ter de se beber mais de 2 litros de água por dia. Mas e se não tiver tempo de ingerir esta quantidade exacta ao longo do dia? A resposta é simples: alimentos que contenham água!

Consumir mais vegetais nesta altura do ano vai ajudar a mantê-lo nutrido e hidratado. Claro, que não substituem a ingestão de líquidos, mas são aliados no processo de uma adequada hidratação. Além disso, está a ingerir vitaminas e sais minerais essenciais para a sua saúde, fortalecendo o sistema imunitário, prevenindo doenças crónicas ou ajudando a manter uma pele bonita, saudável e bronzeada durante todo o Verão. Por estes e outros factores, as vitaminas são consideradas nutrientes essenciais. O nosso organismo não as consegue produzir, mas necessita delas para diversos processos metabólicos.

Como não há nenhum alimento que contenha todas as vitaminas na quantidade adequada, torna-se essencial ter uma alimentação variada, rica em vários tipos de vegetais e leguminosas. Aproveite a sazonalidade dos produtos mas também pode optar por congelados caso não consiga ir às compras diariamente. Num estudo recente da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), realizado a 200 mães de Lisboa e Porto, concluiu-se que 97% das inquiridas prefere legumes frescos. Apenas 37% compra congelados. Zélia Santos, Presidente da APD afirma que “este é um factor que tem por base uma série de mitos relacionados com os congelados.

A maioria associa artificialidade ao alimento congelado, quando no fundo este acaba por conservar maior quantidade de nutrientes quando congelado poucas horas após a colheita”. A mesma acrescenta ainda que “optar por vegetais congelados é uma opção mais fácil e eficaz já que não implica uma ida às compras diária, facilitando a oferta adequada de nutrientes essenciais à família lá em casa todos os dias”

A partir do momento em que os legumes são colhidos, começam a perder vitaminas. São alimentos muito sensíveis a vários factores externos como a temperatura e a humidade, bem como à passagem do próprio tempo, levando a que, após a colheita, possa existir uma perda imediata e progressiva de inúmeras das suas características e nutrientes, em especial no caso das vitaminas. Por isso é importante desmistificar que o processo de congelamento é essencial nestes casos, quando feito horas após a colheita, pois garante a riqueza dos mesmos, mantendo-os sempre frescos, mesmo que meses a fio no congelador.

Segundo Zélia Santos, “se olharmos para o exemplo dos espinafres, estes chegam a perder mais de 14% de vitaminas por dia, o que significa que após uma semana perderam mais de 98% do seu valor vitamínico. Com este nível de perdas, facilmente compreendemos que, ao comprarmos legumes frescos – que levam vários dias a chegar ao supermercado, que vão do supermercado para casa e da casa para o prato – acabamos por comer legumes sem aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.”

Por isso, cuide da saúde da sua família este Verão com uma alimentação variada, rica em vegetais.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.