Planear lanches escolares diferentes: equilibrados e saborosos

Patrocinado por Logo Mimosa

Ideias para preparar lanches escolares equilibrados, saborosos… e “excitantes”!

Planear lanches escolares é uma tarefa ingrata e nós que o digamos!

É difícil agradar todos os dias, variar a lancheira mantendo um conjunto saudável e equilibrar os alimentos essenciais para o seu crescimento com os mimos que os miúdos tanto gostam.

Como entre o pequeno-almoço e o almoço, e entre o almoço e o jantar, é importante alimentar o organismo, cada lanche deve conter idealmente 3 grupos de alimentos: lacticínios, cereais e fruta. Embora o lanche seja uma refeição pequena, isso não quer dizer que não seja uma refeição completa.

Há uns dias a nossa abobrinha menina saiu-se com uma deixa que nos fez rir e deixou a pensar. Queixou-se de que os lanches que lhes mandávamos para a escola não eram excitantes!

E porque fazemos de tudo para as – e vos! – agradar, trazemos, com o apoio Mimosa, dicas para prepararem lanches saudáveis, divertidos e cheios de sabor, truques para conquistar os miúdos, e como concorrer a uma lancheira térmica giríssima para manter os lanches fresquinhos sempre.

Antes de começar: uma boa lancheira para lanches fresquinhos sempre!

Esta dica é importantíssima: não se esqueçam de enviar os lanchinhos numa lancheira adequada, térmica e que conserve o valor nutricional dos alimentos.

Nós usamos as da Mimosa, que são giríssimas – e vocês também podem ter as vossas; basta participar neste passatempo! E já agora provar também os sabores pera, banana/morango e morango!

lancheira mimosa

Só têm de seguir a página da Mimosa e partilhar um momento especial – vosso ou das crianças aí de casa – a saborear o delicioso Mimosa Fruta Batida com a hashtag #RegressoAulascomFrutaBatida. Depois é só enviar o link da publicação para [email protected].

Não esperem mais! Leiam o regulamento completo no site da Mimosa e participem!

Envolver as abobrinhas – não o ingrediente, as crianças mesmo

É importante que as crianças participem na preparação dos lanches, porque assim garantem à partida a escolha de ingredientes ao gosto delas – por aqui pedem-nos sempre frutos secos, por exemplo!

E para não enviarmos apenas um punhado de nozes sem graça, inovámos e encontrámos alternativas giras e saborosas! Podem, por exemplo, preparar snacks no forno. Temperem edamame, tremoços, sementes de abóbora, ou façam pipocas de grão! São uma delícia – basta dar-lhes um toque de ervas aromáticas.

Podem também juntar os frutos secos, como nós fizemos, a um delicioso iogurte Mimosa Fruta Batida, sabor de banana, laranja e bolacha. E quem diz frutos secos diz granola com pepitas de cacau!

Aproveitem ainda os frutos secos para prepararem uma fornada de barritas de cereais com sabor a cacau e avelã, ou uns deliciosos muffins de noz. Podem também fazer “bolinhas energéticas” com tâmaras. Depois é só congelar e surpreendê-los de vez em quando com este toque de amor!

Ah, e se os miúdos não gostarem de iogurtes, não faz mal: sabiam que a Mimosa tem leite com fruta, como o leitinho Mimosa Lanchinho Boom com polpa de morango? Nós somos fãs do leitinho Mimosa Bom Dia sem lactose, com sabor a manga, bagas goji e curcuma.

Cansados de comer fruta ao natural?

… experimentem comer fruta acompanhada! De quê? De manteiga de amendoim feita em casa e sem açúcar adicionado, por exemplo! Pindakaas (o pai ensinou-nos as palavras mais importantes em holandês) vai tão bem com maçã, por exemplo, e é rápido, saudável e muito divertido.

Também podem passar uma banana pela pasta de amendoim (ou de outro fruto), enrolá-la em wraps e cortar às rodelas… sushi de banana, querem algo mais excitante do que isso?!

Outra forma deliciosa e divertida de consumir banana (e os frutos secos lá de cima) é fazendo um banana bread, que rende doses para vários dias (ou várias lancheiras).

E fruta assada no forno, quentinha para este outono que chega sem tréguas? Que bom! Também já preparámos umas mini tarteletes de maçã com massa quebrada, maçã, iogurte Mimosa Fruta Batida e ovo. Super rápido e simples, é uma forma diferente de mandar fruta e comer o iogurte!

Vegetais sim, obrigada!

Fornecem nutrientes a qualquer hora do dia, são saciantes, pouco calóricos e dão energia. Sim, estamos a falar dos vegetais! Tiras de curgette, cenouras baby e tomates cherry são complementos muito divertidos e coloridos, que podem por exemplo envolver em ovo mexido. Se estiverem inspirados, porque não uma omelete de pimentos para um lanche consistente antes das atividades extracurriculares?

Outra ideia gira, gira é a de preparar espetadas de mozarella com tomates cherry. Diferente e muito apetitoso! E o candidato ao prémio de lanche excitante do ano? Rodelas de beringela recheadas com requeijão!

Para terminar: uma lista de compras para lanches

Para facilitar, deixamos ainda uma possível lista de compras com todos os essenciais para uma semana de 5 dias, 10 lanches variados e super giros!

  • Iogurtes Mimosa Fruta Batida, sabor laranja, banana e bolacha;
  • Leitinho Mimosa simples;
  • Leite Mimosa Lanchinho Boom com polpa de morango
  • Leite Mimosa Bom Dia sem lactose, com sabor a manga, bagas goji e curcuma;
  • Uvas;
  • Cenourinhas;
  • Tangerinas;
  • Bananas;
  • Maçãs;
  • Kiwi;
  • Manga;
  • Alface;
  • Tomatinhos cherry de várias cores;
  • Abacate;
  • frutos secos – amendôas e nozes;
  • Pão de sementes (bolinha);
  • Pão de forma integral para cortar em formas;
  • Pão tipo Mafra fatiado;
  • Tostas fininhas de centeio integral;
  • Wraps/Tortilhas;
  • Crepes de arroz (aqueles que dá para fazer wraps vietnamitas);
  • Queijo em fatias;
  • Chourição em fatias;
  • Manteiga de amendoim;
  • Doces variados (framboesa, capucho, maracujá, abóbora…);
  • Queijo de barrar;
  • Chutney de tomate;
  • Pasta de atum;
  • Madalenas de limão com sabor a iogurte;
  • Cookies de chocolate e noz;
  • Bolachas de milho.

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *