Planear lanches escolares é uma tarefa ingrata e nós que o digamos!
É difícil agradar todos os dias, variar a lancheira mantendo um conjunto saudável e equilibrar os alimentos essenciais para o seu crescimento com os mimos que os miúdos tanto gostam.
Como entre o pequeno-almoço e o almoço, e entre o almoço e o jantar, é importante alimentar o organismo, cada lanche deve conter idealmente 3 grupos de alimentos: lacticínios, cereais e fruta. Embora o lanche seja uma refeição pequena, isso não quer dizer que não seja uma refeição completa.
Há uns dias a nossa abobrinha menina saiu-se com uma deixa que nos fez rir e deixou a pensar. Queixou-se de que os lanches que lhes mandávamos para a escola não eram excitantes!
E porque fazemos de tudo para as – e vos! – agradar, trazemos, com o apoio Mimosa, dicas para prepararem lanches saudáveis, divertidos e cheios de sabor, truques para conquistar os miúdos, e como concorrer a uma lancheira térmica giríssima para manter os lanches fresquinhos sempre.
Antes de começar: uma boa lancheira para lanches fresquinhos sempre!
Esta dica é importantíssima: não se esqueçam de enviar os lanchinhos numa lancheira adequada, térmica e que conserve o valor nutricional dos alimentos.
Nós usamos as da Mimosa, que são giríssimas – e vocês também podem ter as vossas; basta participar neste passatempo! E já agora provar também os sabores pera, banana/morango e morango!

Só têm de seguir a página da Mimosa e partilhar um momento especial – vosso ou das crianças aí de casa – a saborear o delicioso Mimosa Fruta Batida com a hashtag #RegressoAulascomFrutaBatida. Depois é só enviar o link da publicação para [email protected].
Não esperem mais! Leiam o regulamento completo no site da Mimosa e participem!
Envolver as abobrinhas – não o ingrediente, as crianças mesmo
É importante que as crianças participem na preparação dos lanches, porque assim garantem à partida a escolha de ingredientes ao gosto delas – por aqui pedem-nos sempre frutos secos, por exemplo!
E para não enviarmos apenas um punhado de nozes sem graça, inovámos e encontrámos alternativas giras e saborosas! Podem, por exemplo, preparar snacks no forno. Temperem edamame, tremoços, sementes de abóbora, ou façam pipocas de grão! São uma delícia – basta dar-lhes um toque de ervas aromáticas.

Podem também juntar os frutos secos, como nós fizemos, a um delicioso iogurte Mimosa Fruta Batida, sabor de banana, laranja e bolacha. E quem diz frutos secos diz granola com pepitas de cacau!
Aproveitem ainda os frutos secos para prepararem uma fornada de barritas de cereais com sabor a cacau e avelã, ou uns deliciosos muffins de noz. Podem também fazer “bolinhas energéticas” com tâmaras. Depois é só congelar e surpreendê-los de vez em quando com este toque de amor!
Ah, e se os miúdos não gostarem de iogurtes, não faz mal: sabiam que a Mimosa tem leite com fruta, como o leitinho Mimosa Lanchinho Boom com polpa de morango? Nós somos fãs do leitinho Mimosa Bom Dia sem lactose, com sabor a manga, bagas goji e curcuma.
Cansados de comer fruta ao natural?

… experimentem comer fruta acompanhada! De quê? De manteiga de amendoim feita em casa e sem açúcar adicionado, por exemplo! Pindakaas (o pai ensinou-nos as palavras mais importantes em holandês) vai tão bem com maçã, por exemplo, e é rápido, saudável e muito divertido.
Também podem passar uma banana pela pasta de amendoim (ou de outro fruto), enrolá-la em wraps e cortar às rodelas… sushi de banana, querem algo mais excitante do que isso?!
Outra forma deliciosa e divertida de consumir banana (e os frutos secos lá de cima) é fazendo um banana bread, que rende doses para vários dias (ou várias lancheiras).
E fruta assada no forno, quentinha para este outono que chega sem tréguas? Que bom! Também já preparámos umas mini tarteletes de maçã com massa quebrada, maçã, iogurte Mimosa Fruta Batida e ovo. Super rápido e simples, é uma forma diferente de mandar fruta e comer o iogurte!
Vegetais sim, obrigada!

Fornecem nutrientes a qualquer hora do dia, são saciantes, pouco calóricos e dão energia. Sim, estamos a falar dos vegetais! Tiras de curgette, cenouras baby e tomates cherry são complementos muito divertidos e coloridos, que podem por exemplo envolver em ovo mexido. Se estiverem inspirados, porque não uma omelete de pimentos para um lanche consistente antes das atividades extracurriculares?
Outra ideia gira, gira é a de preparar espetadas de mozarella com tomates cherry. Diferente e muito apetitoso! E o candidato ao prémio de lanche excitante do ano? Rodelas de beringela recheadas com requeijão!
Para terminar: uma lista de compras para lanches
Para facilitar, deixamos ainda uma possível lista de compras com todos os essenciais para uma semana de 5 dias, 10 lanches variados e super giros!
- Iogurtes Mimosa Fruta Batida, sabor laranja, banana e bolacha;
- Leitinho Mimosa simples;
- Leite Mimosa Lanchinho Boom com polpa de morango
- Leite Mimosa Bom Dia sem lactose, com sabor a manga, bagas goji e curcuma;
- Uvas;
- Cenourinhas;
- Tangerinas;
- Bananas;
- Maçãs;
- Kiwi;
- Manga;
- Alface;
- Tomatinhos cherry de várias cores;
- Abacate;
- frutos secos – amendôas e nozes;
- Pão de sementes (bolinha);
- Pão de forma integral para cortar em formas;
- Pão tipo Mafra fatiado;
- Tostas fininhas de centeio integral;
- Wraps/Tortilhas;
- Crepes de arroz (aqueles que dá para fazer wraps vietnamitas);
- Queijo em fatias;
- Chourição em fatias;
- Manteiga de amendoim;
- Doces variados (framboesa, capucho, maracujá, abóbora…);
- Queijo de barrar;
- Chutney de tomate;
- Pasta de atum;
- Madalenas de limão com sabor a iogurte;
- Cookies de chocolate e noz;
- Bolachas de milho.
Tudo sobre o Regresso às Aulas:
- Início das aulas: tudo para começar o novo ano letivo com tranquilidade
- Calendário Escolar: conheça as datas oficiais
- Manuais Escolares gratuitos: sim!
- Mochilas Escolares: como escolher a ideal e as escolhas da Pumpkin
- Material Escolar: o que deve mesmo comprar?
Este artigo foi útil para si?