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Lanches e lanchinhos!

Lanches lanchinhos

O lanche é, como todas as outras, uma refeição super importante na rotina do seu filho. Saiba quais as melhores opções de lanche com as dicas do Blog O cestinho da mamã.

Nos tempos que correm, com todos os produtos alimentares direcionados para crianças, visualmente apelativos, com sabores que cativam , mas com propriedades nutricionais duvidosas, torna-se um verdadeiro desafio enviar lanches e snacks para a escola que sejam nutricionalmente adequados, saudáveis, mas igualmente apelativos.

O mais importante a reter é que as crianças necessitam de 1 lanche a meio da manhã e de 1 a 2 lanches durante a tarde (crianças que passam muitas horas na escola ou que têm atividades extracurriculares deverão fazer mais um lanche à tarde).  

É muito importante manter o cérebro “alimentado”, pois está sugerido em alguns estudos que as crianças que fazem “snakcs” ou lanches durante o período da manhã e da tarde, melhoram o desempenho escolar, os níveis de atenção e até o comportamento.

Mas há que saber escolher os alimentos, pois produtos muito açucarados, com gorduras, muito manipulados, refrigerantes com estimulantes como a cafeína poderão ter um efeito contrário, tornando as crianças menos atentas e com piores comportamento e desempenho.

Importante será fazer escolhas saudáveis e estar atento para as escolhas feitas pelas escolas ou nas escolas, pois quando mais velhos, os adolescentes tendem a não levar lanche de casa e comprar no bar e se os produtos disponíveis forem menos saudáveis, será difícil fazerem opções cuidadas.

Os lanches devem ser compostos por fontes de cálcio, como leite, iogurte ou queijo; fontes de hidratos de carbono e fibra, como pão escuro, tostas, cereais integrais não manipulados, bolachas com quantidades reduzidas de gordura e açucares; e fontes de vitaminas, minerais e fibras, como fruta ou legumes (palitos de cenoura ou mini pepinos podem ser uma solução para “petiscos”).

Os lanches dos mais pequenos podem “puxar” mais pela nossa imaginação, e utilizar alguns cortadores de bolachas, para tornar o pão ou os pedaços de fruta mais apelativos, pode ser uma possibilidade.

  • Caixas e caixinhas com divisórias, térmicas para produtos mais “frágeis” como os iogurtes, com cores divertidas para  cativar e entusiasmar as crianças. 

  • Ter sempre pão (fatiado ou em doses individuais) congelado e descongelá-lo durante a noite é uma solução para quem sai muito cedo de manhã e não tem tempo de ir comprar pão fresco (NÃO utilizar pão de forma, porque tem gordura e açúcar adicionados), ou então fazer o próprio pão poderá ser também uma solução saudável.

  • Fazer os próprios cereais: comprar flocos de trigo, centeio, aveia, todos integrais, tostá-los e utilizá-los, sem açúcar nem mel, misturar com fruta e iogurte ficará igualmente saboroso, mas muito mais saudável. (Possibilidade de adicionar frutos oleaginosos ou “gordos”, como nozes, amêndoas ou avelãs, também tostados, e fruta desidratada como coco, ananás, banana ou maçã darão o “toque” adocicado aos cereais).

A Associação Portuguesa de Nutricionistas, criou um guia para lanches escolares, dividido por classes etárias, dias da semana, e tipos de lanche (manhã ou tarde), para além de alguns conselhos adicionais, como por exemplo, enviar a fruta já preparada, enviar os produtos em caixas pequenas e separados, proteger produtos alimentares mais sensíveis ao calor em caixas ou sacos térmicos e não esquecer… ENVIAR SEMPRE UMA GARRAFA DE ÁGUA.

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