Lanche da tarde para antes e depois das atividades extracurriculares

Lanche da Tarde

Depois das aulas acabarem ainda há tempo para novas atividades. Os dias são longos e há que garantir que os pequenos têm sempre refeições saudáveis para repor a energia.

Depois de um dia intenso de escola, muitos são os meninos que complementam a sua aprendizagem escolar com outras atividades que compreendem matérias não abordadas ou aprofundadas nas escolas – as atividades extracurriculares.

Ainda que sejam atividades didáticas, não têm lugar necessariamente na escola. Aliás, a maior parte das vezes, os pais recorrem a escolas especializadas nesses temas. Além disso, são atividades que abrangem temas muito diversificados, indo desde a arte ao desporto, passando por escolas de música, de artes marciais, aulas de natação, escolas de dança e de teatro, entre outras.

Mas, para que os pequenos tenham energia para o longo dia de tarefas e deveres e consigam chegar à hora das atividades com energia, é muito importante terem um ou dois lanches da tarde que gostem e que sejam nutritivos.

Há, no entanto, algumas considerações a se ter em conta quando forem preparar a lancheira: qual a atividade que os pequenos vão praticar e qual a sua duração. 

Se as abobrinhas forem para uma aula de natação ou praticarem outro desporto, não convém ingerirem alimentos muito pesados para o estômago – prefiram alimentos de fácil digestão e que contenham carboidratos para garantir a energia durante toda a aula.

Se a atividade for menos física e mais exigente do ponto de vista da atenção e concentração, as opções de lanche podem ser mais substanciais. Ao preparem os lanches, tentem que sejam ricos em todos os nutrientes essenciais:  proteína, hidratos de carbono e gorduras boas.

Separámos algumas sugestões de receitas – aprovadas pelas nossas abobrinhas – para vos inspirar a preparem os lanches da tarde. O importante é encontrar uma opção que agrade aos seus filhos e que garanta uma dose de energia extra para continuarem bem depois da aula.

Ideias de lanche da tarde para antes e depois das atividades extracurriculares:

Abaixo estão as receitas favoritas da Pumpkin; inspirem-se também com estas outras ideias de lanches saudáveis para escola para os demais momentos do dia.

Queques caseiros:

Queques saudáveis de banana e cenoura sem açúcar

Assim que a aula acabar, uma boa opção é dar-lhes um queque caseiro e saudável. A abobrinha mais crescida adora os queques de iogurte, banana e nozes

Já a Amélie é fã dos bolinhos de iogurte de todos os sabores! Podem dividir a massa e alterar as combinações dos outros ingredientes, como frutas e nozes, para combinações mais saudáveis, e – para o dia de miminhos – pepitas de chocolate.

Super Sandes Vegetariana:

Sandes Vegetariano

Quando as meninas têm alguma atividade com maior duração, gostamos de preparar um lanche com um combo mais completo de ingredientes para garantir que ficarão bem alimentadas até à hora do jantar. Gostamos muito desta sandes vegetariano que combina húmmus e abacate.

Podem ainda adicionar – dependendo da fome dos pequenos – complementos como um iogurte ou frutinhas cortadas.

Maçã Recheada:

maçã-recheada-agata-roquette

Que tal esta deliciosa maçã recheada com manteiga de amendoim antes de uma prática desportiva? Assim, terão muitaaa energia para dar as suas rodas, os seus mergulhos ou aqueles golpes de Karaté! São fáceis e rápidos de serem feitos – e mais ainda de serem consumidos!

Um comentário em “Lanche da tarde para antes e depois das atividades extracurriculares

  1. Maria Outubro 17, 2018

    Adorei obrigada

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *