Família > Comer > Comer bem

Férias… Tudo Incluído, mas bem escolhido!

Férias... Tudo Incluído, mas bem escolhido

Em tempo de férias, muitas famílias optam por ficar em Hotéis com o regime de Tudo Incluído, para “descanso” dos pais, no que diz respeito à preparação de refeições e melhor controlo dos custos das férias.

Mas Tudo Incluído (TI) não quer dizer que é necessário comer tudo o que é oferecido. É importante selecionar e restringir a ingestão de produtos alimentares menos aconselhados como doces, refrigerantes e fritos. 

No pequeno-almoço, optar por fruta natural ou um sumo natural (ter a certeza de que a fruta e os sumos disponibilizados são naturais), pão escuro ou cereais integrais, queijo ou um ovo, ou um iogurte ou um copo de leite.

Durante a manhã e a tarde, oferecer água às crianças e fruta, e ter sempre disponível umas bolachas pouco doces ou umas barras de cereais (tipo granola).

Muitos Hotéis em regime TI têm ao almoço e jantar pratos mais do agrado das crianças como esparguete, puré, hambúrgueres, douradinhos,…, mas não se esqueça da sopa de legumes no início da refeição, e de juntar ao prato legumes (crús ou cozinhados). Tente limitar a ingestão de fritos, mas não proiba, pois estão de férias e não queremos “guerras”. No final, ofereça sempre fruta. Gelados, gelatinas ou sobremesas doces só depois da refeição completa, até porque o apetite já estará reduzido e a quantidade ingerida será menor.

Atenção à segurança alimentar: em destinos de férias onde as recomendações são para beber apenas água engarrafada, tenha cuidado com saladas cruas e fruta com casca. Em caso de dúvida, comam apenas legumes cozinhados e fruta que possa ser descascada.

Para as viagens ter disponível fruta já lavada e preparada, frutos secos, mini sanduiches e água, muita água. Mesmo se fizer viagens de avião, na zona de embarque, já existe muitas vezes a possibilidade de comprar fruta, água, iogurtes, frutos secos e sandes ou saladas, que podem ser consumidos a bordo do avião.

Despenda de algum tempo antes da viagem para preparar todos os pormenores, saber o que o Hotel disponibiliza para as crianças e por segurança, se conseguir, leve alguns produtos como bolachas (Milho, pouco doces, marinhais,…), frutos secos, barras de cereais ou purés de fruta (no caso de crianças mais pequenas), para não ser apanhada desprevenida e… BOAS FÉRIAS!

 

Artigo disponibilizado por O Cestinho da Mamã