Família > Comer > Comer bem

Energia para as crianças do começo ao fim do dia

Crianças a correr

Dicas para garantir que os miúdos têm força de sobra, da manhã à noite!

Escola, brincadeiras, atividades extracurriculares, desporto e ainda trabalho para casa… Ufa! Ser criança requer muita energia, concordam?

Para garantirem que os miúdos têm “pedalada” de sobra para passarem bem o dia, é importante estarmos atentos e oferecermos boas alternativas de alimentação nas suas refeições.

Escolher os alimentos certos e desenvolver uma rotina organizada é uma das melhores maneiras de prezar pela saúde e bem-estar das crianças. Só assim eles farão as suas atividades do dia com mais energia, atenção e felicidade! O que podemos querer mais?

Então vamos a isto! Com a ajuda da NESTUM, reunimos algumas dicas importantes para dar mais vida à rotina da vossa abobrinha:

Pequeno almoço reforçado

Uma alimentação correta desde cedo é fundamental para garantir a boa disposição dos miúdos nos difíceis começos de dia, mas não é suficiente. Garantam que ao longo do dia as refeições são também adequadas e equilibradas.

O pequeno almoço é uma das refeições mais importantes, pois deve fornecer cerca de 20% a 25% da energia consumida durante o dia. Além disso, garantir um pequeno almoço completo e equilibrado evita que o vosso filho compense depois, comendo exageradamente nas refeições seguintes, ou que ele procure alimentos menos nutritivos.

Neste sentido, frutas, leite ou iogurte, pães ou cereais são uma ótima combinação!

Enquanto as frutas garantem a ingestão de água, fibra e diferentes vitaminas e ajudam a regular o intestino, o leite é uma ótima fonte de cálcio, proteínas e zinco, o que ajuda inclusive na memória!

PUMPKIN_REGRESSOASAULAS-V2 (1) (1)

Por fim, os cereais pertencem ao maior grupo da Roda dos Alimentos e devem constituir a base da alimentação humana, pela sua riqueza nutricional e por serem uma excelente fonte de energia, associada a um conjunto importante de nutrientes reguladores.

O NESTUM Zero Mel é igualmente uma ótima alternativa para oferecer cereais aos pequenos e até aos crescidos, porque não? São cereais com mel para preparar com leite, super saborosos, além de ser uma solução nutritiva, que alia o sabor a Mel (as crianças amam!) aos benefícios dos cereais. Fornece energia, 8 vitaminas, cálcio e ferro. Apenas adoçado naturalmente com mel, NESTUM Zero Mel garante um início de dia cheio de energia!

Lanchinhos à mão (e feitos à mão)!

PUMPKIN_QUEQUESNESTUM (1)

Para que os miúdos não caiam na tentação de comer ao longo do dia alimentos menos interessantes  – como alimentos fritos muito gordurosos – lembrem-se de terem sempre lanchinhos saudáveis a mão. Melhor ainda se os lanches forem preparados com muito carinho (e nutrientes) pelos papás e mamãs!

Pensando nas atividades extracurriculares que venham a realizar, há algumas considerações a ter em conta quando forem preparar a lancheira: qual a atividade que os pequenos vão praticar e qual a sua duração.

Se as abobrinhas forem para uma aula de natação ou praticarem outro desporto, não convém ingerir alimentos muito pesados para o estômago – prefiram alimentos de fácil digestão e que contenham hidratos de carbono para garantir a energia durante toda a aula. Já que a atividade exigirá esforço físico, as opções de lanche podem ser mais substanciais, desde que oferecidas com antecedência, claro.

Ao preparar os lanches, tentem que sejam ricos em todos os nutrientes essenciais:  proteína, hidratos de carbono e gorduras boas. Uma das nossas receitas favoritas é esta de Queques Nestum,  que são bem fáceis de fazer e muito nutritivos. Os bolinhos podem ser preparados ao final de semana, em família, e guardados em potes para serem consumidos durante a semana: super prático!

Praticidade sem perder a qualidade…

Fruta Nestum

Se o tempo entre uma atividade e outra for curto, não há problemas! O NESTUM Go vem em pacotes de 80g e são muito práticos, pois não necessitam de frio e são ideais  para levar para qualquer lugar, garantindo que os lanches da manhã e da tarde não são esquecidos.

Disponível nos sabores Cereais e Bolacha Maria (humm…), Cereais e Mel e Cereais, Morango e Aveia, é uma solução nutritiva e saborosa para os lanches das crianças e de toda a família, ao fornecer a energia que precisam para enfrentar os desafios do dia a dia!

Outra ideia é andar sempre com frutas na mochila (querem opção mais prática e saudável?), preferencialmente frutas mais fáceis de comer, que não precisam ser descascadas com faca, como  banana, maçã ou pera. Frutos secos também são uma ótima opção, pois são ricos em gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes.

Energia na dose certa para a noite

Menino a dormir

É hora de começar a baixar o ritmo, pois aproxima-se a hora de dormir. No entanto, ainda  é necessária energia para fazer cálculos de matemática e colocar todos os trabalhos de casa em dia! Ah, e para brincar ainda mais um bocadinho em casa, com os pais, claro! (Achavam que o dia já tinha acabado?)

Que tal focar a energia das abobrinhas com atividades em família que estimulam a imaginação? Depois de terminados os trabalhos de casa para a escola, podem reunir-se à volta da mesa para juntos fazerem atividades manuais, reaproveitando as embalagens dos produtos que consumiram ao longo do dia.

Este tipo de atividade, além de exercitar a criatividade dos pequenos, dá-lhes uma consciência ecológica importante, pois é uma ótima oportunidade para falar de reciclagem.

Juntos poderão pensar em novos usos para, por exemplo, as tampinhas de NESTUM GO, que podem servir para decorar uma lata/copo para os lápis e canetas. Podem fazer ainda caixas organizadoras giras para as secretárias dos miúdos, feitas com caixas de NESTUM ou ainda um incrível hotel de abelhas, também com caixas reutilizadas.

Nestum Morango

Neste sentido, podem incluir como lanche no final da tarde, o NESTUM Cereais com Aveia e Morango com leite. Enquanto os cereais fornecem uma dose de energia, a aveia e o leite ajudam a vossa abobrinha a preparar-se para a hora de dormir. Lembrando que a aveia é fonte de melatonina (hormona do sono) e o cálcio do leite também ajuda a adormecer.

Depois de um dia cheio de atividades, de certeza que as abobrinhas terão uma ótima noite. Bons sonhos!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *