Família > Comer > Comer bem

Como beber mais água

Como beber mais água

A Maria João partilha no seu blog Clavel’s Cook receitas deliciosas com fotos lindíssimas, mas não só. Esta semana lembra-nos a importância de beber água e ainda dá dicas uteis para ajudar quem, como eu, se esquece ou não gosta de beber água: 

“Hoje venho falar de um assunto fundamental para a nossa saúde. Não vos trago propriamente uma receita específica, mas venho partilhar convosco alguns artigos que tenho lido, novidades interessantes e ainda uma app para o telemóvel fantástica.

Desde que engravidei que a importância de beber água é assunto recorrente nas consultas com o meu médico obstetra. As minhas análises à urina revelavam sempre que eu bebia pouca água.

Até que finalmente fiz a pergunta que deveria ter feito logo no início: “Quanta água preciso de beber ao longo do dia?” A resposta foi assustadora: “3L de água, ou seja, duas garrafas de litro e meio ou cerca de 10 copos(300ml)”

Nunca tive o hábito de beber muita água, até tinha a mania de quase não beber água.

Sabia que consumir bastante água era um hábito saudável, mas que eu não o promovia. E, por isso, quando engravidei comecei a consumir água, bebia uma média de 1L por dia e achava mais do que suficiente… afinal estava muito aquém do que seria necessário.

Então como conseguir controlar?

Tinha várias hipóteses ao meu dispôr. Andar com uma garrafa de água de 1,5L e enchê-la 2 vezes ao dia.

Assim tinha a certeza de que bebia a água necessária. Mas, andar com esse peso atrás de mim não era muito lógico, ando a tentar reduzir o peso que transporto dentro da carteira… P

ara além disso a água facilmente fica “choca”. Podia reduzir para uma garrafa de 500ml e teria de enchê-la 6 vezes… mas ao longo do dia perdemos a conta, já não sabemos em quantas vezes andamos.

E andei assim durante uns tempos… Chegava à consulta mensal e diagnóstico: falta de água…

Até que a minha querida amiga Magda do Mum’s The Boss me mostrou esta aplicação: Drink Water Reminder. É uma app que instalamos no nosso telemóvel e que programamos a quantidade de água que queremos consumir ao longo do dia.

A app vai-nos avisando que temos de beber água, podemos programar qual a distância de tempo entre cada aviso e colocamos a quantidade de água que bebemos. Ela vai-nos avisando quanto nos falta para o final do dia.

Esta app não vos vai obrigar a beber água, e muito menos vai beber a água por vocês, mas eu assumi o compromisso, e bebo a água que tenho de beber.Tenho-me sentido muito bem, só há um inconveniente, as idas à casa de banho aumentaram… lol

Mas se pensarmos bem, irmos recorrentemente à casa de banho é sinal de que o nosso organismo está a funcionar bem.

Outras apps para vossa referência:  – iDrinkWater. 

– Waterlogged para iPhone

– Water Your Body (para Android e iPhones)

Para quem não se dá bem com apps, podem também programar alertas no vosso telemóvel ao longo do dia para vos lembrar de beber água, e já agora, esticar um bocadinho.

“Entretanto, conheci este projecto, e fiquei perfeitamente encantada. Eu já ajudei o projecto e com isso serei das primeiras a ter uma destas garrafas de água. Há realmente gente com ideias geniais.

São garrafas de água que em vez de terem formatos cilíndricos, têm o formato de folhas A5, A4 e Letter. São muito mais práticas para quem anda com mochilas ou bolsas de computador (que é o meu caso), ou com carteiras como maior parte de nós, mulheres, que temos carteiras grandes, onde metemos tudo e mais alguma coisa, onde metemos o ipad, o telemóvel, as fraldas dos bebés, os cosméticos, as pomadas, os papéis soltos, o porta-moedas… e como cabe lá dentro um cilindro?

As garrafas têm as seguintes capacidades: A5 – 750 ml A4 e Letter – 1250ml

Nota: A imagem que vêem no início deste post, mostra a água aromatizada com rodelas de limão. Ajuda-me a beber mais água e o limão é um desintoxicante natural, pelo que junto o útil ao agradável.