Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Presentes criativos feitos em casa – Canecas com tinta de ardosia

Presentes criativos feitos casa - Canecas tinta ardosia

Já andamos a pensar em presentes criativos para oferecer no Natal, e esta ideia é genial.

Necessário:

– uma caneca de porcelana

– fita adesiva

– Tinta tipo ardósia para porcelana Pebeo Porcelaine 150 Chalkboard Paint ( disponível em lojas especializadas ou na Amazon ). Nota: Não use tinta tipo ardósia normal, deve ser especial para porcelana.

– pincel de cerdas macias ( uma escova de aquarela funciona bem )

 

Como fazer :

Canecas de ardosia

1 . Certifique-se que a sua caneca está limpa e seca .

2 . Use fita adesiva para cobrir a parte da caneca que não quer pintar – fica gira só parcialmente pintada.

3. Aplique a tinta com uma escova de cerdas macias. Se ficar mal basta limpar com papel absorvente e tentar novamente. Por favor, note que esta tinta diz que não é recomendado para superfícies que entram em contato com alimentos, por isso devem pintar apenas o lado de fora. (Embora seja à base de água e não tóxica)

4 . Assim que terminar de pintar retire cuidadosamente a fita. Se a remover antes da tinta secar será menos propensa a estragar o bordo da pintura.

4. Deixe a tinta secar por 24 horas. Depois leve a caneca ao forno por 35 minutos a 150oC. Após a cozedura desligue o forno e deixe a caneca dentro até que gradualmente arrefeça até à temperatura ambiente. Depois de cozida esta pintura fica à prova de micro-ondas e máquina de lavar louça.

5. Recomendamos aplicar giz na caneca antes de a encher com uma bebida quente, para evitar acidentes J

Nota: Se a garrafa de tinta não tiver instruções para cozer, provavelmente não é a tinta adequada, e não deve ser levada ao forno.