Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Plasticina Caseira: como fazer plasticina em casa?

plasticina caseira

Metam, literalmente, as mãos na massa!

Não quer comprar plasticina ou está simplesmente à procura de uma atividade criativa divertida para fazer com as abobrinhas? Espreitem esta sugestão da Susana do blog Espuma dos Dias e façam plasticina caseira – mais ecológica e barata! 


Não sei se as plasticinas que se compram têm muitos ou poucos “tóxicos” mas desde que descobri que é super simples fazer em casa não queremos outra coisa.

É mais barato e tem uma textura mais macia, para além de que é ecológico, não tem embalagens de plástico que vão para o lixo, e podemos fazer a quantidade, cores e cheiros que quisermos.

Só é um pouco demorado porque é preciso lavar o tachinho entre cada cor (não, não dá para fazer branco e juntar a cor no fim; misturar corante líquido em plasticina sólida era amassar até terem tendinites na ponta dos cabelos.) Ah! e é compostável (ver aqui e aqui).

Os corantes alimentares que tenho são veganos, mas só há em frascos de plástico pequeninos. Claro que um frasco de corante pequeno dura muuuuuito, porque só se usam umas gotas.

Pode-se usar sumos de beterraba, açafrão, cacau, etc, para colorir as plasticinas, mas as cores não são tão vibrantes e na maioria dos casos vão deteriorar-se rapidamente. Assim como está escrita em baixo, a plasticina durou-nos quase um ano antes de começar a ficar com uma textura demasiado seca para moldar.

Misturar num tachinho

1/2 chávena de farinha

1 colher de sopa de sal grosso

1 colher de chá de cremor de tártaro (o Jumbo vende, mas eu comprei um pacote grande pela Amazon porque também uso na minha saga de merengues de aquafaba)

Misturar bem e acrescentar

1/2 chávena de água

1 colher de chá de óleo vegetal (não de côco, um que seja líquido)

Corante alimentar à escolha (eu tenho estes; ir deitando gotas até atingir a cor desejada, mas tendo em conta que depois de “cozinhada” a cor vai intensificar-se)

É preciso misturar mesmo bem para os sal dissolver quase todo, porque depois de ir ao lume vai engrossar rapidamente e já não vai dissolver grande coisa. Levar a lume brando e mexer, mexer, mexer.

O ideal é usarem uma espátula flexível de silicone. Vão começar a ver a coisa a engrossar. Têm de mexer sempre! Quando começar a ficar uma bola, retirar do lume e deitar numa superfície lisa (e limpa…) e amassar.

Se quiserem usar óleos essenciais, este é o momento (não enquanto está ao lume, porque o calor deteriora os óleos). Da primeira vez que fiz não usei, mas desta vez decidi experimentar e fiz combinações de cores/cheiros.

Roxo – Lavanda

Laranja – Laranja

Amarelo – Limão

Verde – Hortelã-pimenta

Azul – Alecrim

Vermelho – Canela

Mas podem, por exemplo, usar lavanda em tudo para um efeito calmante.

Plasticina Caseira 2

É importante guardarem em recipientes fechados quando não estão a uso para manter a a frescura máxima durante mais tempo.

O rolo da massa em madeira e formas de metal são parte deste conjunto os instrumentos de madeira e metal compram-se em qualquer sítio que venda barro para modelar.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *