Reciclar é divertido e decorativo!
Quantos rolos de papel higiénico gastamos por mês? Alguns… Então nos lares de famílias numerosas, muitos certamente. O que a Paula Catalão do blog Porque Gosto nos propõe é utilizar os rolos castanhos, os que ficam sem o dito papel higiénico, e transformá-los em peixes alegres, divertidos e decorativos. As nossas crianças também podem e devem ajudar, e com o regresso às aulas têm com toda a certeza o material que precisam para este projeto.
No final pendurem ao pé de uma janela ou no teto do quarto deles e vejam o efeito que faz.
Material:
- Rolos castanhos (aqueles do papel higiénico)
- Papel de seda (de várias cores)
- Fita adesiva dupla face
- Tesoura
- Lápis
- Folha branca
- Cartolina preta
- Cordel
- Cola
- Pau de madeira
Comecei por colar fita adesiva à volta dos rolos. Cinco tiras mais ou menos com a mesma distância uma das outras e uma tira de fita adesiva no interior, como se vê na imagem.
Desenhei e recortei meias-luas no papel de seda, usei um afia lápis da M. para servir de molde, como vêem na imagem.
Colei as meias-luas na tira de fita adesiva que começa por baixo, para ir sobrepondo o papel de seda e formar “escamas”, como vêem na imagem.
Depois de todas as “escamas” coladas, recortei tiras compridas de papel de seda. Colei as tiras de papel na extremidade do rolo (onde colei a fita cola frente e verso no interior do rolo).
Recortei círculos na folha branca e círculos mais pequenos na cartolina preta, para fazer os olhos dos peixes. Cortei cordéis com o mesmo tamanho e colei as pontas no interior do rolo, uma de cada lado. Pendurei num pau de madeira, como podem ver na imagem.
Este artigo foi útil para si?