6 ideias para os dias em que nem saímos de casa

ideias para brincar em casa

Os dias em casa também são dias felizes!

Há dias assim. Está frio ou chove muito, e simplesmente não nos apetece tirar o pijama de manhã à noite.

Para esses dias temos 6 sugestões engraçadas para fazerem com os miudos:

1. Fazer puzzles (ou jogar jogos de tabuleiro!)

puzzles

Uma das atividades preferidas das nossas abobrinhas é fazer puzzles, sempre com a complexidade adaptada a cada idade. Os miúdos adoram o desafio, sozinhos ou com a companhia dos pais!

Tanto os puzzles como os jogos de tabuleiro (reunimos várias sugestões muito giras para famílias!) são uma ótima forma de entreter as crianças, ao mesmo tempo que lhes oferecemos ferramentas para estimular o raciocínio lógico, a memória, a concentração, a criatividade para ultrapassar obstáculos, o espírito de entreajuda e, porque não, a competitividade – em doses saudáveis, é muito importante para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos.

2. Fazer desenhos a partir de recortes de jornal

desenho a partir do jornal

A Inês do blog Mamã Recicla partilha connosco uma ideia tão simples e tão gira, que temos mesmo que experimentar em nossa casa: colar pedaços de papel de jornal em cartolinas e convidar os pequenos a completar o desenho!

Esta é uma maneira simples de potenciar a criatividade.

3. Artes manuais ecológicas

artes manuais recicláveis

Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, já dizia Lavoisier, e é mesmo verdade.

Já pensaram em dar nova vida a materiais recicláveis e fazer trabalhos manuais com as crianças? É muito divertido encontrar usos criativos para tampas e rolos de papel, apenas para citar alguns exemplos, além de que “meter as mãos na massa” é uma ótima alternativa para entreter as abobrinhas sem recurso a telemóveis, televisões ou até mesmo brinquedos.

Podem fazer velas ecológicas, para dar cheirinho e luz ao outono, brinquedos recicladosjogos de motrocidade fina… a imaginação é o limite!

4. Ver um filme

filmes família

Juntem toda a família debaixo de uma mantinha e vejam um filme juntos. Para tornar o momento ainda mais divertido, descubram como fazer pipocas caramelizadas ou salgadas.

Podem espreitar estes filmes para toda a família com personagens femininas fortes e inspiradoras, os nossos 20 filmes de animação românticos favoritos, para ver no dia dos namorados e no resto do ano, ou os mais votados em 2018 nos Pumpkin Awards na categoria de Melhores Filmes para Crianças.

Divirtam-se!

5. Horas do conto e atividades sem sair de casa

livros dias em casa

Ler histórias às nossas abobrinhas – ou oferecer-lhes livros para que os leiam sozinhas – alarga-lhes os horizontes, estimula-lhes a imaginação e incentiva ao desenvolvimento da linguagem. E é muito divertido!

Temos várias sugestões de leitura: 13 livros infantis que provam que as meninas podem ser quem elas quiserem, livros sobre ambiente para crianças, livros de fábulas, livros sobre animais e livros sobre sentimentos!

6. Meter as mãos na massa

bolachas de chocolate

Estas bolachas de chocolate com pintarolas, smarties ou M&M são perfeitas e podem contar com a ajuda das crianças na preparação! Elas podem enfeitar, por exemplo – e comer as pintarolas às escondidas!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *