Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Fazer uma horta em vasos

Fazer uma horta vasos

Uma actividade útil e bastante engraçada que pode fazer em casa é a de construir uma mini-horta em vasos.

Os vasos devem ter furos por baixo para drenar o excesso de água. 20 cm de altura num vaso costumam ser suficientes para um bom desenvolvimento das raízes, pois os vasos muito rasos secam muito rapidamente.

 

O que plantar?

Normalmente, as ervas aromáticas são óptimas para plantar. Algumas boas escolhas são o cebolinho, os coentros, a salsa, a hortelã, o manjericão, o tomilho, a lúcia-lima e muitas outras. Estas são boas para termos em casa porque geralmente utilizamos em pequenas quantidades.

Podemos encontrar estas plantas facilmente em sementes ou em mudas já formadas, em supermercados ou lojas agrícolas.

 

Como preparar os vasos?

Há várias formas de prepararmos os vasos, mas o importante é facilitar a drenagem de água e disponibilizar nutrientes para a planta através de matéria orgânica.

Para evitar que o vaso fique encharcado, basta cobrirmos o fundo do vaso com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível.

A terra utilizada pode ser preparada de diversas formas, atingindo resultados semelhantes.

 

Plantar as mudas ou sementes

Se utilizarem sementes, semeiem na profundidade recomendada na embalagem. Se já possuirem mudas ou mesmo talos, o plantio é bastante mais simples. Plantem a muda nivelando-a com o com o vaso e preenchendo os espaços vazios com terra. Pressionem levemente em torno da muda para eliminar as bolsas de ar. Reguem o vaso até que fique bastante húmido, sem inundar o vaso.

 

Como manter?

Manter a horta é muito fácil, além de ser uma verdadeira terapia.

 

Rega

Procure manter o vaso sempre levemente húmido, sem nunca encharcar, já que isso poderia matar a planta e causar doenças. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente.

 

Podem também aprender a plantar (biologicamente) na Quinta Pedagógica Armando Villar ou na Quinta Pedagógica dos Olivais.

 

Esta fotografia foi tirada daqui.