Desafio Criativo do Dia Internacional do Ponto - Pumpkin.pt

Desafio Criativo do Dia Internacional do Ponto

Dia Internacional do Ponto

Este é um dia para celebrar a criatividade e a importância do encorajamento. Juntem-se ao desafio e criem obras de arte únicas!

Sabiam que dia 15 de setembro é o Dia Internacional do Ponto, que desafia a deixar a criatividade florescer a partir de um simples ponto?

Em Portugal, este é um dia que ainda passa despercebido. Contudo, encerra uma importância enorme, relacionada com o poder de acreditar no potencial que existe em cada um de nós e nos outros!

A origem do Dia Internacional do Ponto

A tradição do Dia do Ponto começou com o livro infantil O Ponto (no original inglês, “The Dot”), do escritor americano Peter Reynolds.

A história gira à volta de Vera, uma menina que afirma não saber desenhar. No final da aula de desenho, fica amuada em frente à sua folha em branco, frustrada com a sua incapacidade: “Eu não sei desenhar!”.

o ponto peter reynolds

A professora responde-lhe: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva”. Nisto, Vera pega no marcador e crava-o no meio da folha com força, fazendo um pequeno ponto. A professora pede-lhe depois para assinar a folha.

Na semana seguinte, quando Vera regressa à aula, depara-se com o seu desenho assinado pendurado na parede e exposto, por cima da secretária da professora. É aqui que começa a jornada criativa da Vera, uma menina que acreditava não saber desenhar mas que, encorajada pela sábia professora, embarca numa surpreendente descoberta do seu potencial enquanto artista.

Este é um livro simples mas poderoso, que relembra que a arte se esconde um pouco por toda a parte, incluindo nos corações de quem acredita não saber desenhar e nas palavras daqueles que os incentivam.

Desde então, a história de Reynolds tem inspirado miúdos e graúdos por todo o mundo, e todos os anos encoraja a uma criação e partilha artística a nível mundial, neste mesmo dia! Professores de todo o mundo adotaram esta ideia nas suas aulas, transformando-a num excelente exercício de auto descoberta e de desenvolvimento da confiança e da proatividade.

Juntem-se a este desafio!

Para participar no desafio do Dia Internacional do Ponto, basta uma pitada de vontade e o vosso material artístico de eleição: lápis de cor, tinta acrílica, canetas ou até mesmo o tablet ou computador. Podem desenhar, escrever, pintar, construir… não existem limites.

O essencial é criar algo e partilhá-lo com a comunidade. O vosso ponto pode ser como quiserem: do tamanho de uma ervilha ou de uma bola de futebol; de todas as cores ou monocromático; pode ter peixinhos lá dentro ou então um planeta inteiro…

Vão buscar inspiração à Galeria do The Dot Club, onde podem encontrar vários trabalhos feitos para a ocasião, e mãos à obra!

Podem também celebrar este dia através da leitura desta bela obra. Podem encontrar O Ponto, de Peter Reynolds, na Wook.

Os educadores interessados podem até fazer download gratuito de um certificado do Dia Internacional do Ponto e de um pequeno manual para professores, que podem usar para levar esta iniciativa às suas turminhas.

Partilhem connosco as vossas obras de arte, para que possamos divulgá-las no Instagram da Família Pumpkin 😉

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *