Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Decorações de Natal com Cristais

Decoracões Natal Cristais

Material Necessário:

• Borato de sódio (podes encontrar numa farmácia)

• Limpa-cachimbos

• Recipiente alto

• Pau de espetada

• Fio ou linha

• Cafeteira elétrica

• Água

• Colher

 

Como fazer:

1. Moldem o limpa-cachimbo com a forma que querem para a vossa decoração de Natal, como um coração, uma estrela, uma bola, um floco de neve, etc. A união das duas pontas do limpa-cachimbos depois de criarem a vossa forma deve ser feita com uma torcida.

2. A figura que criarem não deve ser muito grande para que caiba no recipiente que vão usar e para que fique submersa na solução que vão preparar de seguida.

3. Para a solução, deitem água quente no recipiente que escolheram e dissolvam o borato de sódio na água. Vão adicionando borato mexendo sempre muito bem e quando começar a ficar depositado no fundo quer dizer que a solução está pronta para ser utilizada – solução saturada.

4. Prendam o fio ou a linha ao pau de espetada e centrem-no fixando na outra extremidade do fio ou linha o limpa-cachimbos a que deste forma;

5. Coloquem o pau de espetada atravessado no topo do recipiente que tem a solução de forma a que o vosso enfeite de Natal fique pendurado e submerso na solução, mas sem tocar no fundo ou nos lados do recipiente.

6. Para que o limpa-cachimbos fique repleto de cristais deve ficar na solução alguns dias.

7. Quando repararem que já se formaram cristais à volta do limpa-cachimbos podem retirar o enfeite do recipiente e secá-lo com cuidado usando uma ou duas folhas de papel absorvente.

 

O Cientista explica:

A solução que fizeram é uma solução saturada: por mais borato que acrescentem à água não vão conseguir fazer com que desapareça, ou seja, se dissolva.

Nesta solução a água chama-se solvente e o borato de sódio chama-se soluto. Ao deixarem repousar a solução, o borato (soluto) começa a agrupar-se à volta do limpa-cachimbos e a água (solvente) começa a libertar-se das partículas de borato e a juntar-se cada vez mais e a evaporar. Os cristais que vêm à volta do vosso enfeite limpa-cachimbos são partículas de borato agrupadas que se libertaram da água.

 

Conteúdos desenvolvidos por:

Ciência Divertida

www.cienciadivertida.pt

 

Gostaram deste artigo? Poderão ver outras sugestões em:

Decoração de Natal com materiais recicláveis

Calendários do advento feitos em casa

Árvores de Natal criativas para fazer em família