Construir uma máscara a partir de uma caixa de cereais, é a proposta para entreter os mais novos nos próximos dias.
Muito para além da vertente lúdica que lhes reconhecemos no Ocidente, as máscaras, na Ásia, cumprem importantes funções simbólicas em cultos e rituais religiosos para espantar o mal, ou atrair a sorte e prosperidade. E o acervo do Museu do Oriente integra, na coleção Kwok On, um impressionante conjunto de máscaras de toda a Ásia.
Inspirando-se numa peça do Museu, a Chandrabhaga, usada nas representações do Chhau, teatro dançado com máscaras de Seraikala (Estado de Bihar, Índia), desafiam-se crianças de todas as idades a usar a sua criatividade para a representar.
O teatro Chhau costuma ser representado durante o festival anual Chaitra Parva, nas festividades dedicadas ao ciclo agrícola que coincide com a transição da lua, do sol e das constelações. As máscaras representam deuses, personagens ou entidades cósmicas, em cenas originais, como a noite que dança com a lua, ou o sol que seduz Chandrabhaga, uma jovem rapariga.
A base para a construção da máscara é uma caixa de cereais vazia. Para a decoração podem ser usados desde restos de tecidos, lãs, fitas, papéis de todo o tipo e textura. Se puder, aproveite para utilizar embalagens vazias, jornais já lidos, sacos e panfletos publicitários destinados à reciclagem. Botões, purpurinas, tintas e marcadores são outras opções. Por fim, não esquecer cola e tesoura, lápis e borracha.
Eis como fazer:
1 – Instale a sua base de trabalho e reuna os materiais necessários.
2 – Abra a caixa e espalme-a. Seleccione a face a utilizar para a base e recorte, mantendo as secções laterais (para as orelhas). Dica: Não deite fora o resto da caixa, será útil para criar elementos decorativos
3- A lápis, desenhe o contorno do rosto e recorte em seguida.
4 – A lápis, marque o lugar dos olhos, nariz, boca e cabelo. Se pensa usar a máscara, tenha em atenção o posicionamento dos olhos e recorte os orifícios.
Dica: utilizando um molde, é mais fácil obter olhos com a mesma forma e tamanho
5 – Recorte, cole ou pinte os elementos, dando largas à sua imaginação e materiais ao seu dispor.
A Chandrabhaga do Museu é apenas um ponto de partida, deixe-se levar pelo processo!
Dica: Para os elementos do toucado, use o que restou da caixa e recorte formas à sua escolha. Pode pintá-las ou revesti-las a tecido.
Este artigo foi útil para si?