As pinhatas (ou piñatas) são muito populares em festas de aniversário, e nas nossas festas tornaram-se um must que não pode faltar. Explicamos aqui passo a passo como fazer uma pinhata com formato de peixe utilizando materiais reciclados, entre outros, e completar a tarefa em menos de 2 horas.
As pinhatas podem ser compradas em lojas especializadas, mas não é complicado fazer em casa, com o material certo e uma grande dose de paciência, e sobretudo se não formos demasiado exigentes relativamente ao resultado final.
Eu tenho tendência para deixar para o ultimo dia e acabo a fazer com os materiais que encontro em casa (felizmente, algumas pinhatas depois, tenho bastante material à mão).
Recomendo no entanto que se organizem com antecedência e preparem a pinhata uns dias antes do aniversário.
Material necessário:
- Garrafa de plástico (eu usei uma antiga garrafa de água destilada), pode ser um garrafão ou garrafa grande de água, ou garrafa de detergente, por exemplo)
- Papel crepe em várias cores
- Tule colorido
- Novelo de lã
- Lápis
- Fósforo ou palito
- Tesoura
- Fita adesiva (do tipo usado para proteger durante a pintura de paredes)
- Cola branca e cola transparente
- Pom-pons
- Guloseimas variadas (embaladas, para não se sujarem quando caírem no chão)
- Agrafador
Preparação:
Corte o fundo da garrafa com uma tesoura, tendo o cuidado de deixar um pedaço a ligar a base à garrafa
Com um fósforo quente (eu usei um pauzinho de espetada muito quente) faça um furo na base da garrafa.
Encha a garrafa com as guloseimas
Passe um fio de lã pelo furo que acabou de fazer
Prenda o fio na parte de dentro da garrafa com um lápis
Com fita adesiva feche o fundo da garrafa
Cubra a garrafa com fita adesiva, para não se verem as guloseimas e para poder decorar posteriormente com tinta e com as fitas de crepe
Podem ver a garrafa totalmente coberta de fita adesiva e o fio de lã que está preso no interior ao lápis. Com cola branca colámos uma folha de papel crepe rosa ao fundo, mantendo o fio livre como na foto.
Usando uma folha de papel de crepe daquelas que se vendem enroladas, corte uma fita larga (cerca de 10 cm) e dê cortes com 0,7 – 1cm de largura. Com cuidado abra a fita e dobre de forma a cobrir o diâmetro da garrafa. Corte tantas fitas como as cores que pretender usar (pode por exemplo variar apenas entre duas cores)
Agrafe a fita a outra fita colorida
Vá agrafando as várias fitas criando este efeito colorido. Os agrafes devem estar a cerca de 5 cm entre si.
Quando tiver suficientes fitas agrafadas para cobrir metade da garrafa cole com cola transparente.
Finalmente decore a garrafa, colando um pouco de fita azul em volta das fitas de crepe e demos um nó. Cole dois pom-pons para fazerem de olhos e prenda com o fio de lã (dando um nó) às fitas de tule.
Finalmente, com corda resistente, pendure no local da festa.
As crianças vão adorar – só tem de verificar que ninguém “ataca” a pinhata cedo demais.
Na hora da pinhata, as crianças só têm de puxar as fitas de tule com força, e a fita adesiva que prende o fundo da garrafa rasga-se libertando todo o conteúdo.
O momento final da festa foi a pinhata (ou piñata) que correu lindamente, com uma partilha entre quem apanhou mais e quem apanhou menos, que as crianças bem persuadidas são muito justas.
boa tarde, não percebo onde e como prendemos o tule, pode explicar-me ?
obrigada