Faça um livro de atividades para o seu bebé em 4 passos e ganhe um e-book gratuito - Pumpkin.pt

Faça um livro de atividades para o seu bebé em 4 passos e ganhe um e-book gratuito

Os bebés adoram brincar com tudo o que seja colorido e repleto de texturas. Saiba como fazer um livro de atividades para a sua abobrinha com estas ideias do livro Ideias e Educar.

Antes de iniciar, pense no tema que pretende trabalhar. Estes livros devem ter uma sequência de atividades ou uma história. Faça alguns desenhos e reúna o material necessário como fitas, botões, fechos, molas entre outros que possam enriquecer cada uma das suas páginas.

Estes pequenos livros de tecido (neste caso feltro) estão repletos de cores, sensações, objetos e atividades estimulantes. São perfeitos para crianças a partir dos dois anos. Para os mais velhos, pode ser um desafio in-teressante a confeção de um livro, uma vez que as pá-ginas podem ser somente coladas (no caso do feltro).

Cada página apresenta múltiplos benefícios para a criança em termos de motricidade fina, criatividade, raciocínio lógico-matemático e estimulação da literacia.

A criança é convidada a “ler” as páginas verbalizando as ações que vai realizando. O facto de o livro possuir elementos móveis (que se podem deslocar nas várias páginas) tornam o seu ma-nuseamento mais entusiasmante e criativo.

 

Capa

A utilização dos números na capa reforça a ideia de que iremos trabalhar a matemática. Em todas as páginas será pedido à criança que conte os diversos elementos. Pela escolha dos materiais (materiais macios), as experiências sensoriais ao nível do tato são diversas. Quanto mais variedade de texturas introduzir mais repleto de experiências este será.

O livro, dependendo do número de páginas, poderá ficar com muito ou pouco volume. Caso pretenda mudar ou acrescentar páginas, um sistema de molas é sempre aconselhado, desde que as páginas sejam resistentes.

A RoupaPágina 1 – A roupa

Nesta página encontramos uma corda com roupa estendida. É pedido à criança que descreva inicialmente o cenário e em seguida a roupa que está estendida e que imagine a quem pertencem as peças; depois, que ponha a roupa no cesto, deixando as molas penduradas. Durante este exercício, coloque várias questões à criança como “quantas molas são precisas para cada peça de roupa?”, “Quantas peças de roupa estão penduradas?”; “Quanta já colocaste no cesto?”; “De que cores são as peças?”… entre outras.

 

JardimPágina 2 – O jardim

Aqui encontramos uma personagem cujas pernas são duas fitas com guizos e os braços missangas. Peça à criança que a descreva. Nesta página, temos quatro elementos móveis (a abelha – que se descola da fita); a joaninha (que tem uma mola e que pode ser presa a qualquer elemento da página); o sol (que pode mover-se por cada página, dando a ideia do passar do dia); e a lagarta (que pode esconder-se e sair do casulo).

 

Lago e hortaPágina 3 – O lago e a horta

Pede-se à criança que leve o pato a passear pelo lago, identificando todos os animais que encontra (os sapos, a borboleta, as joaninhas), que imagine um diálogo com esses animais e que imite os seus sons. E que, depois do passeio, coloque o pato no ninho. Do lado da horta, pede-se à criança que conte e identifique todos os legumes e frutos e que os coloque na cesta .

 

Ana de Mesquita Guimarães

Fotografia: Diana Rui

 

Pode encontrar esta e outras ideias no livro Ideias e Educar – com 20 ideias para entreter o seu filho.  Faça o download gratuito do livro no site da Pais & Filhos

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