Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Cadernos originais e personalizados para o Regresso às Aulas

Cadernos originais personalizados Regresso às Aulas

Estamos quase no final das férias e começamos a pensar no material necessário para o inicio da escola. Há imensa oferta de todo o material mas se quiserem mesmo material original, o melhor é fazê-lo ou personalizá-lo.

Vai precisar:

– 1 caderno A4 básico (sem desenhos na capa)

– 1 folha de papel cavalinho A4

– Lápis de carvão

– Régua

– Aguarelas

– Pincel

– Cola branca

– Fita adesiva de papel (ou outra fita que seja possível descolar do papel)

Procedimento:

1. Desenhe um rectângulo de 11cm por 6cm na parte de cima da folha. Coloque fita adesiva por dentro do rectângulo.

2. Ponha um pouco de água nas aguarelas e pinte à volta do rectângulo com bastantes cores. Salpique a folha, deixe a tinta cair aleatoriamente na folha e faça borrões.

3. Quando a tinta tiver seca, retire com cuidado a fita adesiva do rectângulo. Esse espaço deverá estar branco e por isso destaca-se no meio da pintura.

4. Escreva com lápis coloridos o nome da disciplina em que vai utilizar o caderno ou outra mensagem que queira.

5. Com o pincel lavado, pincele cola branca na capa do caderno e cole a folha em cima. Volte a por cola nos cantos, se for necessário.

Pode usar esta técnica e em vez de pintura aleatória, fazer um desenho com as aguarelas. Outra forma de personalizar cadernos, é utilizar folhas coloridas, com desenhos, papel de revista ou papel decorativo. Corte o papel à medida e cole-o. Desenhe um rectângulo de outra cor e cole na parte de cima da capa. Escreva o nome da disciplina com lápis ou canetas coloridas. Pode também colar letras recortadas de uma revista ou impressas em casa.

 

Esta actividade foi desenvolvida pelo blog Pintas Laranja