Família > Fazer com os miúdos > Ideias Criativas

Aprenda a fazer um livro de texturas giríssimo e ganhe um e-book gratuito

Aprenda fazer livro texturas giríssimo ganhe e-book gratuito

Sabem que a Pumpkin adora trabalhos manuais. Desta vez, partilhamos esta ideia super mimosa e educativa do livro Ideias e Educar.

Os jogos sensoriais permitem uma série de relações entre o que se vê e o que se sente. Para além disso, ajudam a compreender conceitos abstratos, como duro=resistente, e noções de volumes. 

Começar por reunir várias texturas e experimentando com as crianças as várias características que estas reúnem. Primeiro as visuais (tama¬nho, cor, forma) e depois as táteis (macio, áspero, duro, maciço/pesado, húmido, fofo, esponjoso, frio). É importante que a criança participe neste processo de seleção dos materiais. 

 

texturasMaterial necessário:

  • 12 envelopes; cartolina kraft; várias fitas; 5 argolas; 

  • Cartão e fita-cola decorativa. Vários materiais 

  • Texturizados como pompons; rede; lixa; 

  • Paus de gelado; goma-eva; pérolas autocolantes; 

  • Plástico com bolhas de ar; botões com diferentes 

  • Texturas; penas; feltro, etc.

 

Como fazer

Colar dois envelopes (frente com frente) e retirar a pala, deixando cerca de 1,5 cm para depois furar. Colocar uma pequena fita entre os dois envelopes, de diferentes cores. Estas permitem à criança virar as páginas do livro sem amassar os diferentes conteúdos.

Após ter os envelopes todos colados, prender com clipes e fazer os furos todos de uma vez, de forma a conseguir que fiquem todos certos. Recortar a cartolina em vários cartões (que caibamdentro dos envelopes) e colar as suas texturas. Dependendo dos diferentes materiais, poderá necessitar de usar diferentes tipos de adesivos (colas).

Livro texturas

Cortar dois cartões do tamanho dos envelopes e decorar. Estes servem de capa e contracapa. Sendo mais duros, protegem melhor as páginas e ajudam as argolas a manter-se fixas. Caso sinta necessidade, reforçar o lado furado com fita-cola transparente, ou fitas decorativas.

As argolas permitem que se vão adicionando mais páginas a este livro que vai crescendo à medida que a própria criança descobre novas texturas.

 

Para as crianças mais velhas

Peça que descrevam por escrito as sensações noutros cartões e depois troquem-nos, fazendo equivaler os vários cartões às diferentes texturas. Este exercício permite a expansão do vocabulário, a capacidade criativa e de expressão.

 

livro texturas

 

 

Ana de Mesquita Guimarães

Fotografia My Frame – Fotografia Criativa

 

Pode encontrar esta e outras ideias no livro Ideias e Educar – com 20 ideias para entreter o seu filho.  Faça o download gratuito do livro no site da Pais & Filhos