Sabem que a Pumpkin adora trabalhos manuais. Desta vez, partilhamos esta ideia super mimosa e educativa do livro Ideias e Educar.
Os jogos sensoriais permitem uma série de relações entre o que se vê e o que se sente. Para além disso, ajudam a compreender conceitos abstratos, como duro=resistente, e noções de volumes.
Começar por reunir várias texturas e experimentando com as crianças as várias características que estas reúnem. Primeiro as visuais (tama¬nho, cor, forma) e depois as táteis (macio, áspero, duro, maciço/pesado, húmido, fofo, esponjoso, frio). É importante que a criança participe neste processo de seleção dos materiais.
Material necessário:
- 12 envelopes; cartolina kraft; várias fitas; 5 argolas;
- Cartão e fita-cola decorativa. Vários materiais
- Texturizados como pompons; rede; lixa;
- Paus de gelado; goma-eva; pérolas autocolantes;
- Plástico com bolhas de ar; botões com diferentes
- Texturas; penas; feltro, etc.
Como fazer
Colar dois envelopes (frente com frente) e retirar a pala, deixando cerca de 1,5 cm para depois furar. Colocar uma pequena fita entre os dois envelopes, de diferentes cores. Estas permitem à criança virar as páginas do livro sem amassar os diferentes conteúdos.
Após ter os envelopes todos colados, prender com clipes e fazer os furos todos de uma vez, de forma a conseguir que fiquem todos certos. Recortar a cartolina em vários cartões (que caibamdentro dos envelopes) e colar as suas texturas. Dependendo dos diferentes materiais, poderá necessitar de usar diferentes tipos de adesivos (colas).
Cortar dois cartões do tamanho dos envelopes e decorar. Estes servem de capa e contracapa. Sendo mais duros, protegem melhor as páginas e ajudam as argolas a manter-se fixas. Caso sinta necessidade, reforçar o lado furado com fita-cola transparente, ou fitas decorativas.
As argolas permitem que se vão adicionando mais páginas a este livro que vai crescendo à medida que a própria criança descobre novas texturas.
Para as crianças mais velhas
Peça que descrevam por escrito as sensações noutros cartões e depois troquem-nos, fazendo equivaler os vários cartões às diferentes texturas. Este exercício permite a expansão do vocabulário, a capacidade criativa e de expressão.
Ana de Mesquita Guimarães
Fotografia My Frame – Fotografia Criativa
Este artigo foi útil para si?