Família > Fazer com os miúdos > TV, Filmes e Musica

O Filme Vaiana já estreou: conheça os personagens!

O Filme Vaiana já estreou, personagem vaiana

Há três mil anos, os maiores navegadores do mundo viajavam no vasto Pacífico, descobrindo as muitas ilhas da Oceânia. Depois, durante mil anos, as viagens pararam sem se saber porquê…

Vaiana, dos Walt Disney Animation Studios, é uma jovem aventurosa que, ajudada pelo semi-deus Maui parte numa ousada missão para provar que é uma grande descobridora e salvar o seu povo.

Deixamos aqui uma pequena apresentação dos personagens, bem como as declarações de alguns deles… é que a Pumpkin conheceu a Vaiana, o Maui e o Chefe Tui “em pessoa”! 🙂 

Vaiana

Filme Vaiana Personagens

Vaiana é uma adolescente de 16 anos, aventureira, tenaz e apaixonada, que está a lutar para encontrar o verdadeiro Eu. Enquanto o seu pai, o Chefe Tui, a pressiona para seguir os seus passos e um dia ser ela a liderar a ilha, Vaiana é atraída para o mar. O povo da sua aldeia está proibido de passar a barreira de segurança do recife, mas o oceano parece avenar a Vaiana.

Quando a sua ilha é ameaçada por uma terrível escuridão, Vaiana quebra as regras e embarca numa aventura épica para salvar o seu povo e encontrar as respostas que tem procurado durante toda a vida.

Luz Fonseca, a jovem de 17 anos que dá voz a Vaiana na versão portuguesa, descreve Vaiana como “a nova princesa da Disney – só que ela não é bem uma princesa. Ela é mais uma guerreira. Não quer saber dos vestidos, não quer saber se está bonita, é muito prática, é muito mandona e dona do seu nariz. Ela é muito focada naquilo que quer e durante o filme está sempre a lutar na direcção do seu objetivo, que é repor o coração de Te Fiti”.

Sobre a relação da Vaiana com o Chefe Tui, Luz diz: “O pai é muito protetor. Não é para a chatear, mas como qualquer adolescente, ela quer ir contra aquilo que o pai diz. O pai tem muito medo que ela vá para o mar, mas ela é apaixonada pelo mar e quer ir”.

Luz aplaude o facto de Vaiana ser uma personagem feminina forte: “Este filme é muito importante para mostrar que se nós queremos, conseguimos, e ensina-nos a estar focadas naquilo que queremos fazer. As meninas conseguem tudo!”.

A jovem atriz prevê um grande sucesso para este novo filme da Disney, que estreia no próximo dia 24: “Acho que a Vaiana vai ser um grande, grande sucesso, porque é muito diferente daquilo que estamos habituados a ver, foge à realidade das princesas e mostra mais a vida real. É um filme com uma óptima mensagem para as crianças porque vem mostrar que toda a gente é capaz”.

 

Maui

Filme Vaiana Personagens Vaiana e Maui

Maui é um semideus – metade deus, metade mortal, completamente espectacular. Carismático e divertido, tem um anzol mágico que lhe permite transformar-se em todos os animais e elevar as ilhas do mar. Maui já foi considerado o maior herói da Ocêania e o seu corpo está coberto de tatuagens que representam os seus grandes feitos, inclusive uma mini versão sua que atua como a sua consciência.

Ao embarcar juntamente com Vaiana na sua importante viagem de auto-descoberta, Maui leva a sua super força – bem como os seus grandes problemas.

“O Maui é malandreco!”, diz entre gargalhadas Pedro Bargado, que dá a voz a este semideus na versão portuguesa do filme. “É um bocadinho convencido, mas é uma personagem cómica. Quem vir o filme vai perceber que ele tem muitas coisas de todos nós, conseguimos rever-nos nele. O Maui tem mesmo um bocadinho de todos nós”.

A relação que Maui cria com Vaiana é, para Pedro, um dos factores mais interessantes do filme, porque se foca na transformação da sua personagem: “No início ele não dá muita importância à miúda, está sempre a resmungar com ela, mas depois, com o desenrolar do filme, começa a criar uma empatia muito grande e começa também a rever-se nela. Transforma-se quase num irmão mais velho e toma conta dela nos momentos em que ela também faz disparates… porque ele faz muitos! Há ali um momento ou outro em que tomam conta quase um do outro, são muito cúmplices, cria-se uma amizade improvável mas muito grande, muito verdadeira”.

É precisamente a amizade que Pedro destaca como valor fundamental em “Vaiana”: “É uma das boas mensagens do filme – darmos valor à amizade. O que é a amizade, o amor, o afecto, o cuidar do próximo? Este filme retrata-o de forma muito clara. É um filme carregado de boas mensagens, de chamadas de atenção: vamos lá acordar para o nosso lado mais humano, mais verdadeiro, porque somos um grão de areia num universo imenso e não há necessidade de sermos mauzinhos e sim de tomarmos conta uns dos outros. Este filme retrata um lado muito mais humano e menos de fábula. É um filme de realidade, de verdade”.

O que é que este filme nos pode ensinar então, a todos, enquanto família? “Vaiana mostra aos meninos, às meninas, ao ser humano, que devemos ser guerreiros e lutar por aquilo que queremos, sem desistir”.

 

Avó Tala

avó Tala personagem do filme Vaiana

A confidente e melhor amiga de Vaiana, partilha com a sua neta uma ligação especial com o oceano. Embora o seu filho Tui seja um líder sem sentido, a Avó Tala continua a ser autêntica. Sente que o oceano tem grandes planos para Vaiana, mas não vai revelar os segredos lendários dos seus antecessores navegadores até ser o momento certo. “A Avó Tala é a guardiã das histórias antigas”, diz o argumentista Jared Bush. “Conhece a história do seu povo e compreende o quão importante é para Vaiana seguir os seus sonhos. Mas nunca lhe deu as respostas. Vai deixar Vaiana descobrir sozinha.”

 

Chefe Tui (Pai de Vaiana)

É o extrovertido e muito respeitado líder do povo da Ilha de Motunui. Quer que Vaiana siga os seus passos como líder do povo, mas tem medo da ligação que a filha tem com o oceano e do mundo que existe depois do seu recife. “O pai diz-lhe vezes sem conta que ela não se deve aventurar no mar perigoso”, diz Jared. “Insiste que o seu futuro é ser chefe do seu povo. Relembra-a da sua enorme responsabilidade e o importante que é ela abraçar essa função.” Embora possa parecer que os seus mundos não colidem, o Chefe Tui e Vaiana têm muitomais em comum do que imaginam.

Ricardo Monteiro, a voz portuguesa do Chefe Tui, descreve-o com entusiasmo: “O Chefe Tui é o líder, que para além de ser um líder bastante simpático, tem uma parte paternalista muito interessante, brinca imenso com a filha, e não estamos habituados a ver os líderes serem retratados dessa forma. Ele tem uma missão muito importante: garantir que ninguém vai para o mar, para além do limite do recife. Porquê? Porque não é preciso. É uma mensagem muito importante que ele transmite, e que o filme também tem presente até nas músicas: tudo aquilo de que precisamos está aqui, está perto de nós, está na ilha”.

“A Vaiana é muito reguila, faz-me lembrar os meus filhos”, diz entre risos Ricardo, que conta que “Vaiana” é uma estreia para a família: não só é a primeira vez que Ricardo participa na dobragem de um filme da Disney, “o realizar de um sonho: posso dizer, em jeito de confidência, que a lágrima chegou a cair”, como o faz lado a lado com os seus dois filhos, que também dão a voz a personagens secundárias. E é através dos filhos que os paralelos continuam: “A Vaiana decide que, contra aquilo que defende o pai, vai explorar o mar – é um problema para ele, mas por outro lado é bom, porque é claro que queremos que os nossos filhos sejam criativos e irreverentes”.

Sobre “Vaiana”, diz ainda que é um filme que passa “valores de respeito ambiental, para as crianças e para os pais, e valores de família. E aqui passa uma mensagem muito importante para os pais, porque foca-se muito na proximidade mas também em ensinar os filhos a valorizar aquilo que a natureza tem e pode dar-nos, que é de enormíssimo e incalculável valor. E, claro, passa uma mensagem de amor, porque o Chefe Tui tem um amor enorme pela filha e a filha naturalmente que adora o seu pai”.

O que é que as famílias podem esperar de “Vaiana”? “Este filme vai para além das nossas expetativas, pelo lado positivo. A Vaiana é uma líder natural, ela mostra que as princesas podem existir sem um príncipe, e transmite uma mensagem de uma mulher líder. Acho que isso é um sinal dos tempos e algo fantástico. Deixamos de ver a princesa e o príncipe, a princesa bonitinha e só o príncipe é que sabe as coisas. Não! Temos aqui uma líder e eu acho isso fenomenal. Adoro. É uma mensagem de girl power!”.

Ricardo recomenda ainda que todas as famílias assistam ao filme “Vaiana” por este ter “umas imagens lindíssimas e umas músicas soberbas. Os produtores do filme emocionaram-se quando ouviram as versões portuguesas”.

 

Chefe Tui e Sina (Pai e mãe de Vaiana) personagem do filme Vaiana

Sina (Mãe de Vaiana)

A mãe de Vaiana está sempre do seu lado. Divertida, inteligente e com uma enorme força de vontade, Sina apoia o gosto de Vaiana em estar dentro de água. Mas tal como Tui, o seu marido teimoso, Sina quer proteger a sua filha dos lendários perigos que estão para lá do recife. Acima de tudo, Sina confia em Vaiana para tomar as decisões certas. Nicole Scherzinger dá a voz a Sina na versão original.

 

Kakamora

Kakamora personagens do filme Vaiana

São piratas armados e selvagens em forma de coco que vivem no lixo – e destroços – dos navios que flutuam livremente pelo oceano. Os Kakamora são pequenos, mas são guerreiros implacáveis que não desistem até terem o que querem.

 

Tamatoa

Tamatoa personagem do filme Vaiana

É um caranguejo egocêntrico que vive em Lalotai, o reino dos monstros. O vaidoso crustáceo quer ser mais do que “inferior na cadeia alimentar” e compensa esta sua lacuna ao cobrir-se de tudo o que brilha. O ávido colecionador tem um vasto leque de artefactos, bem como um grande rancor a Maui. Jemaine Clement dá a voz a Tamatoa na versão original.

 

Heihei

Heihei personagem do filme Vaiana

É um galo mudo – o tonto da aldeia, na verdade. Quando o galo sem noção vai parar acidentalmente à canoa de Vaiana, parte com ela na sua viagem épica. Mas quando Maui indica a galinha emplumada como a sua próxima refeição, Vaiana, que tem bom coração, arrisca-se para salvar Heihei. Alan Tudyk é a voz de Heihei, na versão original.

 

Pua

Pua personagem do filme Vaiana

É o porco de estimação de Vaiana, que tem a energia e a inocência de um cachorro. É ingénuo e doce – faria qualquer coisa por Vaiana. Pua só quer que ela seja feliz.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *