Família > Fazer com os miúdos > TV, Filmes e Musica

A Abelha Maia volta aos pequenos ecrãs!

Abelha Maia volta pequenos ecrãs

A nossa querida Abelha Maia regressa aos pequenos ecrãs e chegou hoje ao Canal Panda! Vamos poder vê-la de segunda a sexta às 08h00 e às 20h30. Esta é uma das novidades da nova grelha de programação do canal Panda que aposta num conceito de co-viewing, com programas que toda a família vai querer ver em conjunto.

Conversámos com Isabel Mimoso, diretora do canal a propósito deste conceito e das novidades que nos trazem:

Ela explicou-nos que o conceito de “co-viewing” que fomenta uma das vertentes da linha editorial do Canal Panda, é uma forma de abordar os conteúdos televisivos para as crianças de forma pro-ativa e muito mais positiva.

Porque além de pais e crianças poderem ver os programas juntos, podem também:

  • Dialogar e fazer perguntas (quer os filhos, quer os pais) para entender melhor o conteúdo porque as histórias ou imagens do programa podem “mexer” com as emoções das crianças e precisam de esclarecimentos para lidar com as ditas emoções. (ex: personagens que inventam mentiras e acabam por ter problemas)
  • Conectar o que viram no programa com experiências vividas quer em casa quer na escola (ex: visita ao Zoo)
  • Planear atividades nos tempos livres que estejam em sintonia com a temática do programa (ex: desenho ou pintura das personagens do programa)
  • Prorrogar a experiencia do programa de tv através de um livro e/o atividade  (ex: ler o livro original no qual se pode basear a serie/o programa)

Tradicionalmente, o co-viewing era muito menos interativo. Mas hoje em dia, com acesso a tecnologia como telemóveis e tablets, à internet com os motores de busca e redes sociais, etc, o facto de estarmos todos tão expostos a todo tipo de informações, tornou o co-viewing uma ferramenta de partilha mais dinâmica. Dentro de casa, fora e entre pais e filhos e amigos inclusive.

“Esta partilha tem efeitos positivos sobre as crianças e a sua aprendizagem e acho que sobre os pais também. Porque os pais passam assim mais tempo junto aos filhos e a ter um controle maior também do tempo dedicado a ver tv e dos conteúdos visionados pelos filhos. 

Nesta rentrée do Canal Panda, podemos ver facto muitos programas que podem ser vistos por ambos targets – miúdos e graúdos – e que podem até dar uma partilha muito engraçada e bons momentos passados em família :

  • Heidi – quem da geração que hoje são pais não se lembra desta menina? da sua amizade com a Clara? do seu amigo Pedro e o seu avô? etc… acho que as crianças vão ficar muito surpreendidas pelo facto dos pais conhecê-la tão bem! e os pais, felizes de recordar essa emoção da infância, quando acompanhavam a série na tv.
  • A abelha Maia, outro grande clássico que fará as delicias da família.
  • O rato Renato, um adorável ratinho que em cada episodio enfrenta algo novo, um pequeno obstáculo, um medo, ou um mau humor que ultrapassa com a ajuda de um adulto sempre por perto.
  • Patrulha Pata, uma série nova e inédita de uma patrulha de cãezinhos muitos especiais, uma equipa fantástica sempre disposta para qualquer salvar a sua comunidade. Esta serie fomenta o espirito de equipa, a responsabilidade, e cidadania.
  • Dora a Exploradora – serie interativa e um autentico jogo para toda a família com a aprendizagem do Inglês entre outras atividades.”

 

Como explicou Isabel, outra grande mais valia do Canal Panda é a produção Nacional. Dia 12 de Outubro, às 18h30, Panda e os Amigos irá deliciar os nossos amigos, e as famílias com novas aventuras, dicas, muita musica e diversão.