Família > Fazer com os miúdos > TV, Filmes e Musica

5 filmes de Halloween com protagonistas femininas

5 filmes Halloween protagonistas femininas

É fundamental entender que os produtos culturais aos quais temos acesso nos formam como pessoas e são gancho para a promoção de muitos dos valores em que baseamos a nossa existência e os nossos comportamentos.

A preocupação com o tipo de cultura a que expômos as nossas crianças deve ser ainda maior, dado que a sua capacidade de assimilar uma mensagem, positiva ou negativa, é maior, por ser menos filtrada e pensada: que tipo de lição estamos a passar às meninas quando a maior parte dos filmes que vêm têm como personagens femininas alguém normalmente retratado como submisso, subalterno, voltado para o trabalho doméstico e incapaz de feitos históricos ou de viver uma grande aventura e sair-se bem?

A verdade é que as mulheres são metade da população mundial, mas ainda assim alguns estudos indicam que, nos filmes, existe apenas uma personagem principal feminina para cada três protagonistas masculinos, desde 1948. Não podemos controlar aquilo que Hollywood produz, mas, como pais, podemos e devemos garantir o equilíbrio: é importante que os nossos filhos tenham também acesso a filmes onde há meninas fortes, poderosas e que assumem papéis de liderança.

Aqui ficam cinco sugestões de filmes de Halloween que cumprem esse requisito… e que são incrivelmente assustadores e divertidos! 

Coraline.

Coraline Jones está muito aborrecida na sua nova casa, até que encontra uma porta secreta e descobre, do outro lado, uma versão alternativa da sua própria vida. Aparentemente esta realidade paralela é muito similar à sua vida e às pessoas com quem convive – só que é muito melhor. Quando este mundo aparentemente perfeito se torna perigoso e os seus pais alternativos tentam aprisioná-la para sempre, Coraline terá que contar com sua habilidade, determinação e bravura para escapar deste mundo cada vez mais ariscado, e acima de tudo salvar sua família.

A Viagem de Chihiro. 

A família de Chihiro Ogino, uma menina de dez anos, está a mudar-se. Para poupar algum tempo, o seu pai decide seguir um atalho. O problema? Perdem-se e chegam a um estranho túnel. Ao atravessá-lo, a família depara-se com uma aldeia abandonada. Os pais de Chihiro encontram um restaurante e decidem comer alguns alimentos ali deixados, enquanto a menina vai investigar o lugar. De repente é noite e Chihiro fica aterrorizada ao ver que a aldeia está cheia de espíritos. Ao tentar encontrar os pais, descobre que eles se transformaram em porcos. Assim, Chihiro tentará achar uma maneira de quebrar o feitiço e resgatar os seus pais enquanto trabalha para uma ambiciosa bruxa.

Maléfica.

Uma bela e ingénua jovem com atordoantes asas negras, Malévola, leva uma vida idílica, num pacífico reino numa floresta, até ao dia em que um exército invasor de humanos ameaça a harmonia da região. Malévola surge como a mais feroz protetora da região, mas acaba sendo vítima de uma impiedosa traição – um acontecimento que começa a transformar em pedra seu coração outrora repleto de pureza. Determinada a vingar-se, Malévola enfrenta uma batalha épica contra o rei dos humanos e, como consequência, amaldiçoa a sua filha recém-nascida, Aurora. Conforme a menina cresce, Malévola percebe que Aurora é a peça essencial para estabelecer a paz no reino, e para a verdadeira felicidade de Malévola também.

Labyrinth.

“Tenha cuidado com o que deseja, às vezes torna-se real”, não é? Incomodada com o choro do seu irmão bebé, Sarah pede um desejo: que o Rei dos Goblins o leve. Infelizmente, o Rei Goblin é mais do que a personagem de uma peça de teatro que ela está a ensaiar. Sarah mergulha no Labirinto, onde ela precisa de encontrar o caminho certo para o centro, ao mesmo tempo que luta contra criaturas e obstáculos assustadores, para resgatar o irmão! 

 

As Memórias de Marnie.

Anna é uma menina de 12 anos, filha de pais adotivos, sempre muito solitária e não exatamente feliz. Um belo dia, numa mansão numa ilha isolada, ela conhece Marnie. A menina loira de vestido branco torna-se a grande e única amiga de Anna, mas ela depressa descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser.