Família > Fazer com os miúdos > Tecnologia

A Pumpkin Experimenta: Lagartinha Aprende a Programar

Pumpkin Experimenta: Lagartinha Aprende Programar

Esta Lagarta motorizada com sons e luz, da Fisher-Price, traz uma nova tecnologia para ensinar as crianças a orientarem-se no espaço e a perceberem as noções básicas da programação (acção e consequência). As abobrinhas já experimentaram e contam em primeira mão o que acharam deste brinquedo tão divertido!

A Lagartinha Aprende a Programar foi testada por abobrinhas com 3, 5 e 7 anos – até a mais velha, já um bocadinho fora da faixa etária recomendada pela marca, adorou a brincadeira! 

As possibilidades de diversão são infinitas e as miúdas inventaram, elas mesmas, brincadeiras à parte do propósito inicial da Lagartinha: o de completar um percurso através da combinação de diferentes peças que ditam as direcções a seguir.

– As abobrinhas definiram o percurso que a Lagarta teria que percorrer e depois perseguiram-na pela casa, antevendo os seus passos e fazendo uma “corrida” contra ela;

– As abobrinhas dançaram ao som das melodias e luzes de recompensa quando as missões foram alcançadas;

– As abobrinhas estimularam a criatividade ao máximo, de forma a tentar perceber qual a sequência de peças que encaminharia a Lagartinha (com uma mensagem!) à cozinha onde estava o pai – surpresaaaaaa!  

“É muito bom!”, diz a Amélie, quando lhe perguntamos o que acha deste novo brinquedo. 

O princípio da Lagarta é simples: imaginar um percurso e depois realizá-lo. A primeira etapa consiste em colocar os alvos no chão como pontos de controlo. Estes alvos são objetivos a atingir aos poucos. Com efeito, a criança vai colocá-los de acordo com o percurso que decidiu criar.

Ultrapassada esta etapa chega-se à resolução de problemas. A criança vai ter que utilizar as diferentes partes da lagarta para criar um caminho exato, passando pelos pontos de controlo que ela própria colocou. Cada parte da lagarta é um segmento direcional que decide a direção que a lagarta vai tomar. Começa então para a criança uma fase de exploração, porque todas as combinações são possíveis mas apenas uma delas permitirá atingir o objetivo final: ligar todos os pontos de controlo.

No decorrer dos testes para compreender o funcionamento da lagarta, avaliar as distâncias e tentar unir os alvos, a criança aprende a relação causa/efeito e a orientar-se no espaço.

“A Lagarta anda para a frente, em círculos, tem música, é muito giro!”

Cada vez que atinge um alvo a lagarta ilumina-se e recompensa a criança com uma melodia e luzes. Quando falha um alvo, a lagarta fica imóvel, para indicar um erro na combinação das direções. Quando o caminho está terminado e todos os objetivos atingidos, a lagarta volta a recompensar a criança com os seus conteúdos musicais e luminosos.

“Boa, lagartinha, conseguiste!” 

A Lagartinha Aprender a Programar é um dos novos brinquedos Aprender a Pensar da Fisher-Price que vai além do ABC e do 123 para ajudar as crianças a aprenderem a pensar de forma independente. Cada brinquedo promove competências do século XXI, como a curiosidade, a experimentação e a resolução de problemas, de uma forma que as crianças nunca viram. São envolvidas em descobertas abertas que exigem dedicação e que as ajudam a tornarem-se amantes do conhecimento para toda a vida. 

Para mais informações, veja aqui