Família > Fazer com os miúdos > Livros

Sugestões de livros infantis para ler nas férias

Sugestões livros infantis ler nas férias

Durante as férias há sempre tempo para ler, quer seja em casa, na praia ou num parque. E que tal, preparar um conto para ler aos miúdos?! Vão adorar!

Juntem a pequenada, acomodem-se numa bela sombra e desfrutem de um momento de leitura em família.

Ficam sugestões de livros infantis que convidam à leitura.

 

 

Sugestões de Leitura para Crianças para Ler no Parque

Vejam aqui a sipnose dos livros: Princesa Poppy: Férias em Portugal | Meu Pé de Laranja Lima |  A Charada da Bicharada | O Cuquedo | O Primeiro Piquenique do Bolinha  | Livro das Férias As Férias de Condessa de Ségur 

 

Princesa Poppy: Férias em Portugal de Janey Louise Jones

A Poppy vem de férias a Portugal com a família. Ela adora as praias, o sol e o bom tempo. Mas os gémeos não dão descanso, e ela sente falta da Mel…

Por isso, quando faz uma amiga, tudo parece perfeito. Mas será que o seu gosto por gelados não as vai meter em sarilhos? Descobre ainda a carta secreta que a Princesa Poppy tem para ti.

Editor: Booksmile

 

Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos

«O leitor vai-se encontrar com a história comovente do menino Zezé, de seis anos, garoto pobre, inteligente, sensível e carente. Carente de um afeto que não encontra na família, o endiabrado garoto sai pelas ruas fazendo mil travessuras…»

Editor: Dinapress

 

A Charada da Bicharada de Alice Vieira

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças de 2 a 3 anos, destinado a ser lido em voz alta/contado pelos pais ou educadores. Prémio Nacional de Ilustração – 2008 Alice Vieira leva-te a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de leres cada um dos textos, descobre os animais que se escondem nas imagens e delicia-te com as descrições que te ensinam a reconhecê-los. Cada charada abre-te a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita.

Editor: Texto Editores

Faixa etária: dos 7 aos 9 anos.

 

O Cuquedo de Clara Cunha

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a ler em voz alta/contar/trabalhar na sala de aula. O Cuquedo está à solta! Mas… o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida.

Editor: Livros Horizonte

Faixa etária: a partir dos 2 anos.

 

O Primeiro Piquenique do Bolinha de Eric Hill

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho, numa encantadora série de livrinhos de histórias, da autoria de Eric Hill.

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura.

Editor: Editorial Presença

 

Livro das Férias de Nikalas Catlow

Desenhos para fazer e completar, coisas para escrever e recordar e muitas atividades divertidas para todos os dias das férias!

Com este livro, não terás um único dia aborrecido. Não saias de casa sem ele! Neste livro vais desenhar e pintar imensas coisas como, por exemplo, o número de castelos de areia que fizeste na praia, o que puseste na mala, os gelados que comeste e o quadro que viste e mais gostaste!

Editora: Civilizações Editora

Faixa etária: a partir dos 6 anos

 

As Férias de Condessa de Ségur

As Férias são o primeiro título da famosa trilogia da Condessa de Ségur, de que fazem parte as Meninas Exemplares e Desastres de Sofia. A heroína Sofia protagoniza as aventuras que têm deliciado gerações.

A autora, Sophia Rostopchine, Condessa de Ségur, nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1799. Filha do célebre general, Conde Fedor V. Rostopchine, Governador de Moscovo quando das invasões francesas, ficou na história como o responsável pelo incêndio da capital Russa.

Em 1817 a família exila-se em França e, 2 anos depois, Sophia casa-se com o Conde Eugène de Ségur, famoso na época como um grande sedutor. O casal que inicialmente se instalara da cidade de Paris, opta por residir no campo na região de Orne, em Nouettes, terra e paisagem que serviriam de cenário às obras da Condessa de Ségur.

A rigorosa educação da autora, a sua profunda vocação maternal, a importância atribuida à transmissão de valores, o seu estilo literário e a riqueza psicológica das principais personagens das suas histórias granjearam a atenção dos jovens leitores e explicam o duradouro sucesso da obra.

Editor: Colares Editora no facebook

Faixa etária: dos 10 aos 12 anos

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes:

Ler na praia 

 Sugestões de livros infantis para ler na praia

Sugestões de livros para ler à noitinha 

 Sugestões de livros infantis para ler à noitinha