Família > Fazer com os miúdos > Livros

Sugestões de livros infantis para as férias do Verão!

Leituras de verão

Sugestões de Sofia Baltazar Knapic.

Durante as férias há sempre tempo para ler, quer seja em casa, na praia ou num parque. E que tal, preparar um conto para ler aos miúdos?

A pensar nisso, a Sofia Baltazar Knapic deixou-nos sugestões de livros para levar na mala de viagem e desfrutar de leituras animadas nas férias

Ficam sugestões de livros infantis deste Verão!

Livros

PARA OS MINI-MINI:

Mamã? de Chris Haughton O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho. Oh, não! Perdeu-se da Mamã Mocho e vai precisar da ajuda dos outros animais da floresta para a reencontrar… Felizmente, um esquilo amigável decide-se a salvar o dia.Uma deliciosa e ternurenta história para os mais pequeninos!

Pequeno Azul e Pequeno Amarelo de Leo Lionni Trata-se de uma história que se destaca pela ternura e originalidade da proposta plástica, em perfeita harmonia com um texto à base de frases simples e descritivas. Duas pequenas cores fundem-se num abraço sem darem conta de que se convertem numa nova cor, o que faz com ninguém as reconheça.

PARA OS MAIS PEQUENOS:

Vamos à caça do urso de Michael Rosen A história baseia-se numa tradicional rima infantil. Enquanto se lê, pode-se também executar as acções, fingindo atravessar o campo de erva, cruzar o rio, seguindo os caçadores até à caverna… e depois de regresso a casa.

10 Patinhos de Borracha de Eric Carle “Uma onda gigante levanta uma das caixas e atira-a para a agua. A caixa abre-se e caem 10 patinhos de borracha.– 10 patos de borracha ao mar! – grita o capitão. – 10 patos de borracha ao mar!” Em 1992, caiu ao mar um carregamento de 29 000 bonecos de borracha (patos, castores, tartarugas, rãs… desses com que as crianças costumam brincar na banheira) do contentor de um navio de carga.

O Gato do Chapéu, Dr. Seuss Está um dia chuvoso, e a Sally e o seu irmão estão aborrecidos em casa. É então que aparece o Gato do Chapéu, um gato travesso capaz de inventar as piores traquinices para os entreter. Mas a Mãe está quase a chegar e não vai gostar mesmo nada de ver tudo desarrumado. Os dois irmãos têm de convencer o Gato a limpar a bagunça e a ir-se embora… depressa!

Urso Pequeno É livro é composto por quatro diferentes contos, que no final se irão unir através do apelo à memória dos pequenos leitores, uma espécie de história circular. Problemas de vestuário, uma sopa transformada em bolo de aniversário, uma ida à lua e desejos impossíveis são os temas que o atravessam.

Mana Não estranhem os leitores encontrar páginas riscadas, autocolantes colados ou desenhos rabiscados sobre as páginas deste livro: uma irmã mais nova passou por aqui… e deixou um rasto de destruição à sua passagem. Mordidelas, bonecas partidas e alguma batatada, num “drama clássico” entre irmãos (neste caso, irmãs).

Como Apanhar uma Estrela Era uma vez um rapaz que gostava muito de estrelas.À noite, ia para a janela observar as estrelas e sonhar que um dia teria uma só dele. Imaginava que seriam amigos e brincariam às escondidas. E decidiu partir em busca de uma estrela.

O dia em que os Lápis Voltaram a Casa Nesta nova aventura dos lápis, o Duarte tem de socorrer outros lápis que lhe escrevem a pedir ajuda. O Lápis Grená ficou caído no sofá e partiu-se ao meio quando o pai do Duarte se sentou em cima dele; o Lápis Azul-Turquesa foi parar à máquina de lavar roupa e tem agora a cabeça colada a uma meia malcheirosa.

PARA LER AOS BOCADINHOS:

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho, de Lewis Caroll O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.

GGG – O Grande Gigante Gentil de Roald Dahl e Quentin Blake O GGG é um gigante simpático e foforucho. Na verdade, é o único grande gigante gentil no País dos Gigantes. Todos os outros gigantes são brutamontes bestialmente brutos, e agora o GGG e a sua amiga Sofia têm de os impedir de devorar pequenos cereais humanos – com a ajuda de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra.

PARA OBSERVAR:

Antes e Depois de Anne-Margot Ramstein e Matthias Aregui A magia do tempo em imagens! Neste livro extraordinário e «astuto», objectos, acontecimentos, paisagens e seres são apresentados em pares, revelando dois estados de algo ou de uma situação. Sem texto, as ilustrações incitam o leitor a imaginar, pensar e compreender, e recontar a história destas mudanças de estado.

Onde está o bolo? de Thé Tjong-Khing O magnifico bolo do Sr. Cão e da D. Cadela é roubado por dois ratos. Segue-se uma perseguição desenfreada. Uma história sem palavras mas com mil e uma surpresas, pormenores e peripécias.

PARA OS QUE APRENDERAM A LER HÁ POUCO TEMPO (E SOZINHOS!)

Oh, Que Lindo Que é o Panamá de Janosch A vida de um ursinho e de um tigrezinho sofre uma reviravolta quando aparece a boiar no rio uma caixa proveniente do Panamá e que cheira a bananas. A partir desse momento, o Panamá torna-se no país dos seus sonhos e por isso decidem empreender uma longa viagem para lá chegar.Com uma panela vermelha, um anzol e um patotigre de brincar, iniciam uma caminhada ao longo da qual conhecerão um rato do campo, uma velha raposa, uma vaca, uma lebre, um ouriço-cacheiro e uma gralha.

A Maior Flor do Mundo de José Saramago E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? Uma magnífica obra do escritor José Saramago, com bonitas ilustrações de João Caetano.

PARA OS MAIS CRESCIDOS:

Doutora Tiradentes de David Walliams, Tony Ross A escuridão invade a cidade. Crianças que deixam os dentes debaixo da almofada para a Fada dos Dentes, à espera de um presente, acordam e encontram… uma aranha viva e centenas de pulgas aos saltos na cama! Algo de muito maléfico espreita nas sombras.Cuidado! Esta é uma história de terror. Com muitas palavras inventadas.

Finalmente o Verão de Mariko Tamaki e Jilian Tamaki Desde pequena, Rose passa o verão em Awago Beach, numa cabana junto ao lago. Nesta espécie de refúgio, Rose encontra sempre Windy, a sua “amiga das férias” e uma espécie de irmã mais nova, que completa a sua família de verão. Windy e Rose são muito próximas, partilham tudo, costumam fazer tudo juntas. Mas este verão será diferente.

PARA OS MAIS CRESCIDOS E OS PAIS:

Os Livros que Devoraram o Meu Pai de Afonso Cruz Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

PARA OS PAIS E AVÓS:

Para de chatear a tua irmã e deixã o teu irmão em Paz, de Magda Gomes Dias Os conflitos entre irmãos são um dos grandes motivos de stress e cansaço dos pais, para quem o maior objetivo é que os filhos se deem bem e sejam amigos para a vida. Neste livro, Magda Gomes Dias traz-nos um novo olhar sobre as dinâmicas familiares e a relação que os filhos criam entre eles, fugindo de clássicos como “não batas no teu irmão que vais apanhar por cima” ou “agora deem um beijinho, peçam desculpas e façam as pazes. Já passou”.

O Frasco das Memórias: Avós e Netos – Ideias para fazerem juntos A autora dá diversas dicas de brincadeiras e atividades diferentes para que os avós possam proporcionar aos seus pequeninos umas “férias à grande”. A arte de criar memórias, que inclui colagens de fotos com legendas, mensagens especiais em cartolina colocadas num frasquinho, brincar na terra, caçar bichinhos para os estudar e devolver posteriormente à natureza, regar o jardim e produzir a sua própria horta pela qual os mais pequenos ficam responsáveis são algumas das atividades que a jornalista e escritora propõe neste livro.

EM INGLÊS:

How Many Legs? de Kes Gray How many legs would there be if a polar bear came for tea? How high would the leg count go if a squid rode in on a buffalo? As more and more animals join in the fun, count along if you can!

Please Mr Panda de Steve Antony Learn to say ‘please’ with the grumpiest of pandas! The bestselling picture book by award-winning author and illustrator Steve Antony. Panda has a tray of doughnuts. Animal after animal tells him the one they want, but it’s only when Lemur says ‘please’ politely that Panda will give any out!

Have You Seen Elephant? de David Barrow Elephant wants to play hide and seek. See if you can help the others find him?he’s very good! Have You Seen Elephant? is an assured and exciting debut from a top emerging talent.

Boas leituras e boas Férias 🙂

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.