Família > Fazer com os miúdos > Livros

Sugestões de Leituras dos 3 aos 4 anos

Sugestões Leituras 3 4 anos

Grande_Coisa 

Grande Coisa

O Billy tem um problema (infelizmente bastante comum): é um rapaz extremamente difícil de contentar. O pai esforça-se, mostrando-lhe as coisas mais espantosas do mundo, mas o Billy a tudo responde com um enfadonho encolher de ombros e um lacónico “Grande Coisa.” 

  

O que Há 

O que Há?

À nossa volta há milhares de objetos: nas gavetas, nos armários, nas mochilas e nos bolsos, debaixo das camas e do sofá…

Muitas vezes, estas coisas não estão quietas, são desarrumadas (ou seremos nós?) e mudam de sítio, trocam-nos as voltas.

Por serem tantas e estarem sempre em movimento, podemos ter verdadeiras surpresas!

 

Nunca_Vi_uma_Bicicleta  

Nunca Vi Uma Bicicleta e Os Patos não Me Largam

Aprender coisas sobre o mundo é importante; perceber o mundo também.

Ler, escrever, contar, desenhar… tudo isso.

Mas o mundo também foi feito para se viver: para olhar, descobrir com as mãos, experimentar… De preferência em direto, ao vivo e a cores.

  

Todos_fazem_tudo 

Todos fazemos tudo

Todos Fazemos Tudo prescinde das palavras e funciona como um jogo. Há personagens — homens, mulheres, novos e velhos — e uma grande diversidade de atividades.

Aos leitores caberá fazer as diferentes combinações: virando as páginas, é possível observar como, pelo menos neste livro, não há preconceitos ou ideias feitas.

 

A Cantiga do Urso

A Cantiga do Urso

O que fazem os ursos quando hibernam? Dormem, claro. À exceção do Pequeno Urso que, uma bela manhã, resolve perseguir uma abelha. Atrás dele, vai o Papá Urso que o segue até à cidade numa busca atribulada e divertida. Sobe, desce, escorrega, canta. Por fim, o Pequeno Urso e o seu Papá reencontram-se… na ópera. CLAP, CLAP, CLAP!

 

Perdido e Achado 

Perdido e Achado

PERDIDO E ACHADO é a história de um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta… O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa.

  

Sobe & Desce 

Sobe e Desce

Era uma vez um menino e um pinguim que faziam sempre tudo juntos…

… até ao dia em que o pinguim decidiu que queria estender as asas e voar. Assim começa esta grande aventura que levará os nossos amigos ao jardim zoológico, ao aeroporto e a um surpreendente espectáculo de circo ambulante. 

  

Presos 

Presos

Tudo começou quando o papagaio do rapaz ficou preso numa árvore.

Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. E isto foi apenas o início de tudo. 

Se ao menos o rapaz conseguisse ter uma ideia que o ajudasse a resolver as coisas… 

 

Jogos no Circo 

Jogos no circo!

4 tabuleiros de jogos de observação e velocidade, para aprender a reconhecer formas e cores. Os dados estão incluídos na lombada.

Para 2 jogadores.

 

O Meu Primeiro Jogo da Glória 

Os meus primeiros jogos da glória

Um livro com 4 tabuleiros de jogos da glória para aprenderes a contar e a reconhecer as cores. Os dados estão incluídos na lombada e os peões guardam-se no interior tornando-o prático para jogar em todo o lado.

Para 2 a 6 jogadores.

 

Histórias 1/2 

Histórias para contar em minuto e meio-1/2/3

História para contar em 1 minuto e ½, é para pais que às vezes não têm mesmo tempo, mas é muito mais do que isso: é uma oportunidade de se rir com os seus filhos, de cortar com o politicamente correcto, de se juntarem os dois, os três ou os quatro para virar o mundo de pernas para o ar. Por um minuto e meio que seja.

 

 

Vem daí 

Vem Daí

“Mãe, canta as músicas do Ricardo! Esta frase comecei a ouvi-la tinha a minha filha Maria Beatriz dois anos e meio. Ao longo dos tempos foi-se repetindo, também na voz do meu filho João Maria.” (Catarina Furtado)

E assim nasce a ideia de editar Vem Daí, o livro/CD infantil, com assinatura de Ricardo Reis Pinto – autor, compositor e professor de música – responsável pelo projeto “educar com música”, vocacionado para os mais pequenos.

 

Se gostou deste artigo pode também estar interessado nos seguintes: 

Bebés 

Sugestões de Leituras para bebés 

5 a 7 anos 

Sugestões de Leituras dos 5 aos 7 anos

 

8 a 9 

Sugestões de Leituras dos 8 aos 10 anos

 

maiores de 10 

Sugestões de Leituras para maiores de 10 anos