Família > Fazer com os miúdos > Livros

Quer saber tudo sobre bebés? Leia estes livros!

Livros para Grávidas

Esqueça o Google! Além dos artigos da Pumpkin, claro, recomendamos a leitura destes livros.

A gravidez chega e com ela mil e uma dúvidas. Para se preparar da melhor forma para a gestação e os primeiros anos da vida do seu bebé, listámos vários livros que ajudam a entender melhor os processos pelos quais passa o corpo da mulher durante a gravidez e reúnem dicas para aproveitar esta fase.

Escolhemos também, outros, com indicações úteis e muito preciosas sobre a alimentação, o sono e o desenvolvimento das abobrinhas.

Ainda assim, e como nenhum livro reúne verdades absolutas, descanse: saberá, como ninguém, “ler” o seu bebé.

Os melhores livros sobre gravidez

O Que Esperar Quando Está à Espera de Bebé, de Heidi Murkoff

O-Que-Esperar-Quando-Esta-a-Espera-de-BebeDo planeamento até às primeiras semanas na companhia do bebé, está tudo aqui: a informação sobre as novas tendências e a vida profissional durante a gravidez; as últimas novidades sobre o teste pré-natal e as terapias alternativas; a melhor opção para o parto.

Seguro, realista, tranquilizador, de consulta fácil e cheio de dicas práticas, “O que Esperar quano está à espera de bebé” cobre todos os tópicos que precisa – e que quer – saber sobre a aventura mais maravilhosa da vida.

 

 

Dias de uma Princesa Grávida, de Catarina Beato e Sofia Serrano

Dias-de-Uma-Princesa-Gravida

Quando uma mulher está grávida quer ser um bocadinho médica e perceber tudo o que se passa com o seu corpo e com o bebé que cresce delas.

Este livro é um diário e um guia de uma gravidez. Na verdade, é uma companhia, um diálogo nascido da amizade, da curiosidade e do amor.

Catarina e Sofia eram amigas. A Catarina ficou grávida e pediu ajuda à Sofia, médica especialista em ginecologia e obstetrícia.

Das dúvidas, certezas, angústias e rotinas nasceu um diário partilhado, semana a semana, trimestre a trimestre com histórias pessoais, conselhos e descobertas. Um diálogo entre amigas, mas também entre uma médica e uma grávida.

Barriga Feliz, de Tara Mataraza Desmond

Barriga-Feliz

Como chef profissional, Tara Desmond, sabe bem o que cozinhar (e comer). Mas quando ficou grávida tudo mudou e toda a comida se tornou duvidosa. Foi então que decidiu juntar-se a Shirley Fan para fazer um livro de culinária que pudesse ajudar todas as grávidas que sofriam do mesmo problema.

Receitas com os nutrientes mais valiosos para grávidas e os seus bebés.

 

 

 

Os melhores livros sobre bebés

À descoberta do seu bebé, de Margarida Lobo Antunes e Andreia Vidal

à descoberta do seu bebéCom a chegada de um bebé, os pais preocupam-se com a sua saúde, alimentação, numa espécie de corrida para alcançar o troféu de melhores pais! E muitas vezes, entre o cansaço do dia a dia, esquecem-se de que, sendo aquelas questões essenciais, há uma que fica para segundo plano e que é, sem dúvida, a mais importante de todas: tempo para estar com o seu bebé, para o gozar, para o descobrir, para brincar com ele.

A pediatra Margarida Lobo Antunes e a educadora de infância Andreia Vidal trazem-lhe um livro onde não se resolvem problemas, onde não se fala de percentis, mas sim de felicidade e de reforço positivo.

Aliando a teoria à prática, explicam de forma simples as diferentes etapas do desenvolvimento do seu bebé, sugerindo atividades e brincadeiras indicadas para cada fase do crescimento.

O bebé mais feliz do mundo, de Harvey Karp

O-Bebe-Mais-Feliz-do-MundoO Dr. Karp é o pediatra do jet set e das estrelas de cinema norte-americano. Madonna, Pierce Brosnan, Michelle Pfeiffer aconselham-se junto do Dr. Karp para manter os seus filhos calmos e sem chorar.

Com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, “O Bebé Mais Feliz do Mundo” está nos tops de vendas dez anos após a sua publicação. O segredo do seu sucesso é a eficácia do método revolucionário dos Quatro Passos.

 

 

 

O Grande Livro do Bebé, de Mário Cordeiro

O-Grande-Livro-do-Bebe-O-Primeiro-Ano-de-Vida

 

O nascimento de um filho é um momento único na vida dos pais. Chegados a casa, inicia-se uma fantástica aventura onde todas as horas, noites, dias, semanas, meses, contam.

O primeiro ano de vida é longo, repleto de dúvidas, perguntas, inquietações e momentos críticos. Estes doze meses intensos são fundamentais para a personalidade e o desenvolvimento da criança.

Infelizmente, ou felizmente, o bebé não vem com «manual de instruções». O autor foca todas as necessidades fundamentais do bebé – alimentação, sono, desenvolvimento, saúde e conforto – que são objecto de grande preocupação por parte dos pais.

Sou Pai, e Agora?, de Stephen Giles. 

sou pai e agora

Acabou de ser pai ou vai sê-lo em breve? Boa! É a melhor coisa do mundo, etc., etc..

Com “Sou Pai, e Agora?” ficará a saber como vai ser a vida daqui em diante. Repleto de informações e dicas práticas, de leitura fácil, eis um livro divertido que lhe explica tudo o que precisa de saber para sobreviver ao próximo ano.

Um guia fundamental para os futuros papás.

 

 

Os Bebés também querem Dormir, de Constança Cordeiro Ferreira. 

Os-Bebes-Tambem-Querem-Dormir

Considerada a “Fada dos bebés”, Constança Cordeiro Ferreira mostra, neste livro, como cada bebé tem, dentro de si, um verdadeiro manual de instruções.

Conhecer a perspetiva do bebé é fundamental para o compreender. É uma ajuda para que cada mãe, cada pai, possa descobrir e libertar o seu instinto, ligando-se profundamente ao seu bebé. É a mais antiga história de amor do mundo.

Descubra a linguagem secreta das mães e dos bebés. Compreenda-os desde o nascimento. Viva dias felizes e noites tranquilas.

 

Acabar com as fraldas e com o chichi na cama em sete dias, de Olga Reis.

Acabar-com-as-Fraldas-e-com-o-Chichi-na-Cama-em-7-Dias

A autora explica-lhe o que precisa para começar, quais os sinais de que criança está preparada, quais os passos a tomar na fase de preparação, quais os erros que não deve cometer, acompanhando os pais ao longo de 12 dias, com conselhos práticos para lidar com a resistência e com os problemas que podem surgir pelo caminho.

 
 
 
 
 
 
 
 

Os melhores livros de receitas para bebés e dicas de introdução alimentar

Baby-Led Weaning, de Begoña Prats. 

baby-led weaningUm bebé de seis meses a comer sozinho? Com certeza! Se lhe dermos os alimentos adequados à sua idade, cozinhados segundo as suas necessidades, o bebé aprende a controlar, de forma natural, aquilo que come, melhora a sua psicomotricidade fina, desenvolve uma relação saudável com os alimentos e, o que é ainda mais importante, come à mesa com a família.

Não vos parece bem? Sim, claro que sim, mas… Nem mas nem meio mas!

Têm nas vossas mãos a oportunidade perfeita para ajudarem os vossos bebés a descobrirem a comida de forma divertida e em família. Além disso, o livro ajuda a esclarecer todas as vossas dúvidas sobre o método BLW e propõe 70 receitas de almoços, jantares e sobremesas.

 

Mãe, quero mais!, de Leonor Cício.

Mae-Quero-MaisReceitas saudáveis, saborosas e sem açúcar para bebés e crianças.

Um conjunto de receitas fáceis e apetitosas que preparam as crianças para uma vida inteira de saúde.

Esqueça os refogados, as sobremesas cheias de açúcar, as sopas sem paladar e os legumes no canto do prato. Este é o livro que vai aproximar as crianças da comida saudável e fazer da hora das refeições um momento único de prazer e diversão para toda a família.

 

 

O Livro da Alimentação do Bebé Feliz, de Gina Ford.

O-Livro-da-Alimentacao-do-Bebe-Feliz

 

Birras para comer, recusa de alimentos, dificuldade em estabelecer uma rotina alimentar… o que aconteceu ao meu bebé feliz?

A introdução de alimentos sólidos é um dos marcos mais importantes nos primeiros meses de vida do bebé, uma vez que é nessa fase que se estabelece um padrão alimentar saudável, que será importante para o resto da vida.

Os conselhos profissionais de Gina, que cuidou pessoalmente de mais de 300 bebés e aconselhou milhares de pais, fazem desta transição uma tarefa descomplicada.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.