Família > Fazer com os miúdos > Livros

Leio para vocês | O que vês dessa janela?

Leio vocês | vês dessa janela?

A Renata do blog positive mood deixa uma sugestão de leitura para miúdos e graúdos.

O que vês desta janela?” é o título de um livro que trouxemos da nossa visita à Aldeia da Luz, mais especificamente do Museu da Luz. Conta de forma surpreendente a história desta aldeia, que viu o seu passado ficar debaixo das águas da albufeira do Alqueva.

Uma história verídica e das nossas gentes, que muito surpreende os miúdos (e graúdos), questionando cada pormenor. A narradora é uma árvore que ainda lá está (e que podem ver de uma pequena janela do Museu) olhando o local onde morava a antiga aldeia da Luz.

Esta conta pormenores que não lembram a quem não viveu… “Os primeiros a mudar-se foram os mortos, com a trasladação do cemitério para a nova aldeia.” “Ver os camiões partir com os móveis, as louças, as galinhas e as coelheiras.” ” As mulheres a varrer as casas pela última vez.”

” Os gatos… muitas vezes se perderam por aí, sem saber a que casa voltar.” “As máquinas desceram à velha Luz. Primeiro para levar as pedras mais importantes da antiga igreja, depois para derrubar as paredes das casas.” “Muita gente se pergunta porque não ficou a aldeia de pé, mesmo que debaixo da água.”

São estes os livros que crescem com elas. E elas com eles.

Sim, apontem no caderninho…

O que vês dessa janela?, de Isabel Minhós Martins

Ilustração de Madalena Matoso

Planeta Tangerina, para Museu da Luz

 

positive mood