Os Três Bandidos - Pumpkin.pt

Os Três Bandidos

Há histórias assim como o vinho e algumas pessoas: envelhecem muito bem!

Lembram-se da Sara Amado, da prateleira-de-baixo? Primeiro partilhou connosco 10 dicas e rituais para a leitura, e agora traz-nos livros como sugestão. Este, associado à terceira dica… remete para a base de todas as bibliotecas e leituras: a prateleira! 

Aproveite e faça a sua subscrição do pacote™ de outono!


3. A noite não é o fim

Para uma criança pequena, o adormecer pode ser difícil porque é o fim de um dia. E a noção de tempo é muitíssimo abstrata. Quando é que vai começar outro dia? Os pais vão lá estar? Ouvir uma história antes de dormir, uma história contada à sua altura — como fazem os índios — dá segurança à criança e prepara-lhe os sonhos.

Para ilustrar o poder das histórias e como elas podem ajudar ao ritual de ir dormir, trago mais um livro do top da prateleira-de-baixo cá de casa: Os três bandidos, de Tomi Ungerer (Kalandraka) editado pela primeira vez nos anos sessenta. Muitas vezes escolho-o para o mandar no pacote™ para acompanhar uma novidade, porque há histórias assim como o vinho e algumas pessoas: envelhecem muito bem!

Os 3 Bandidos - 1

Os três bandidos é uma história clássica, no sentido de ser uma narrativa do tipo era uma vez, com princípio meio e fim, com heróis e vilões, aventura, moral e final feliz.

Os três bandidos lá de casa foram todos fãs desta história em que a protagonista é uma menina órfã, inadvertidamente raptada por três bandidos e que fica muito feliz no processo, porque afinal o rapto a salva de ir viver para a casa de uma tia muito chata. A menina acaba por iluminar os bandidos e encontrar-lhes uma nova vocação em prole da comunidade. Mas não me parece que esta minha sinopse seja o que agrada tanto aos miúdos.

Os 3 Bandidos - 2

O segredo, acho, são as capas pretas dos bandidos, a arma especial que cada um tem, o brilho dos tesouros que roubam, o medo que sentem por Úrsula, a menina orfã, a projeção que fazem de si mesmos ao imaginar-se um dia (no clássico medo que todos tivemos ou temos de perder os nossos pais) poderem ir viver no castelo que os bandidos compraram para albergar todas as crianças abandonadas, o pormenor do homem bêbado que observa a caravana de miúdos, a cadência do texto, a magia da noite em que se vai desenrolando a história.

Os 3 Bandidos - 3

É claro que esta história é também daquelas que terão de ler pelo menos duas vezes por noite e à qual não irão poder mudar nem uma vírgula, porque os miúdos, garanto, irão dar conta. E não, esta história assustadora não assusta crianças, mas encanta-as e embala-as. Era das histórias que mais gostava de ler em voz alta e aconselho vivamente a experiência!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *