Família > Fazer com os miúdos > Livros

O Senhor Cavalo-Marinho de Eric Carle recomendado por Sofia Baltazar Knapič

O Senhor Cavalo-Marinho Eric Carle

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.

O Senhor Cavalo-Marinho, de Eric Carle, por Sofia Baltazar Knapič

de Eric Carle

 

 

O Sr. e a Sra. Cavalo-Marinho nadavam calmamente no mar,

quando a Sra. Cavalo-Marinho começou a torcer-se

e a rebolar-se de um lado para o outro.

– Chegou a altura de pôr os ovos – disse ela.

– Posso ajudar-te? – perguntou o Sr. Cavalo-Marinho.

– Oh, sim. Obrigada! – disse a Sra. Cavalo-Marinho.

Então ela pôs os ovos numa bolsa que havia na barriga do Sr. Cavalo-Marinho…

Às vezes pedem-me ideias para comprar livros para crianças, dicas. Perguntam-me se há autores em quem possam confiar sempre, comprar com a certeza de que à partida estão a fazer um bom investimento. Eric Carle é uma das minhas sugestões. Pode confiar, eles vão gostar. É famoso em todo o mundo pelos seus livros infantis, especialmente devido ao sucesso do seu livro Uma lagartinha muito comilona (Kalandraka). Em Inglaterra e nos Estados Unidos, a lagarta é tão famosa que o livro existe em diversos modelos, com folhas grossas para os mais novos, numa adaptação em tecido, com texturas para os ainda mais novos, peluches, puzzles e uma quantidade de merchandising que leva os meninos a pedirem festas de anos com o tema da lagarta.

O seu estilo é inconfundível, pelas técnicas que utiliza nos livros, dando-lhes quase um aspecto de material escolar. As suas páginas fazem-nos lembrar os trabalhos que fazíamos no jardim-escola, ajudados pelos professores: os cortes, as colagens, as aguarelas e as texturas. Este livro transporta-nos para o fundo do mar e para as suas diferentes tonalidades. O papel das folhas de acetato faz-nos mergulhar ainda mais fundo no mar, para conhecer mais peixes, algas, corais e rochas onde se escondem ou camuflam os animais marinhos. Um livro com que se pode brincar e descobrir.

E, porque muitas crianças gostam de saber tudo sobre os animais, de onde vêm, como nascem, se é dos ovos, se é das barrigas das mães… apresente-lhes esta história de um pai que toma conta dos ovos e das crias e que, afinal, não é o único no fundo do mar a ter essa função, habitualmente dada às mães.

É uma história de amor-de-pai, de um pai que se dedica a proteger os ovos, a ajudá-los a nascer, mas também a crescer e a deixá-los seguir o seu caminho, quando já o podem fazer sozinhos. Tal como acontece connosco, o saber deixá-los crescer e libertarem-se da asa dos pais.

Para enriquecer ainda mais este momento em família podem ainda fazer a Atividade Criativa Trabalhos Manuais- Pintar Pedras.

 

Editora: Kalandraka Portugal

Valor aproximado: 15,00€