O Livro dos Quintais - Pumpkin.pt

O Livro dos Quintais

O Livro dos Quintais

Não se assustem os mais supersticiosos: neste livro damos de caras com um gato preto, daqueles meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho.

Sabem aqueles gatos meio vadios que de vez em quando se atravessam no nosso caminho? É assim o Gatuno, que vive de quintal em quintal, escolhendo o dono e a sombra que mais lhe convêm, de acordo com a época do ano e as suas vontades felinas.

Tal como o Gatuno, neste livro não entramos em casa de ninguém.  Ficamo-nos antes pelas histórias paralelas que se passam cá fora, à beira de limoeiros e nespereiras, hortas e estendais, acompanhando a vida de oito quintais e seus respetivos ocupantes.

o-livro-dos-quintais-planeta-tangerina1

Para as crianças mais novas este livro pode ser um pretexto para falar sobre a passagem do tempo, sobre os meses, as estações do ano e as suas mudanças, festas e rituais.

Para mais novos e mais velhos poderá ser também uma boa base para falar sobre as pessoas que nos cercam e que constituem a nossa família alargada: os vizinhos, os comerciantes locais (quando ainda os há), todos aqueles com quem partilhamos um espaço, seja ele uma rua, um bairro, um quarteirão.

A Planeta Tangerina propõe uma série de atividades para pais e educadores a partir da leitura d’O Livro dos Quintais.  Não são lições nem fichas de trabalho, não procuram respostas certas ou erradas, não são obrigatórias, nem se deseja que sejam levadas à letra. Podem, por exemplo, construir um Livro-Calendário ou Desenhar a Vista de quintais próximos! Descubram as propostas.

 

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *