Família > Fazer com os miúdos > Livros

Noronha, o Ouriço com Vergonha

noronha alfarroba

Noronha tinha vergonha dos seus espinhos... até que um dia uma amizade inesperada lhe fez perceber o seu valor.

Quem é o Noronha?

Noronha é um ouriço cacheiro que vive angustiado por ser coberto de picos. Ele sonha em pintar todos os retratos dos animais da floresta, mas receia que ninguém queira aproximar-se dele ou ser seu amigo por causa dos seus espinhos. Um dia, conhece uma raposa muito irreverente e boémia, que lhe mostra de forma imprevisível a importância do amor-próprio e de nos aceitarmos e termos orgulho de quem (e de como) somos.

Através desta amizade inesperada, Noronha aprende a ver os seus espinhos com outros olhos e parte de coração aberto pelas matas e florestas de Portugal, à procura de animais que queiram ter os seus retratos pintados por ele.

Ao abordar o tema da inteligência emocional de uma forma leve e lúdica, adaptada ao público infantil (pré-escolar e 1.o ciclo), Sofia Isabel Vieira quer ajudar o mais novos a descobrir as competências necessárias para melhor gerir e ultrapassar determinada emoção, desde a auto-regulação à auto-estima, passando pela capacidade de reconhecer aquilo que sente, aprendendo a exprimir o que sente de uma forma positiva.

Este projeto, inspirado pela experiência profissional e pessoal da escritora, pretende sobretudo abrir a porta do mundo das emoções aos pequenos leitores, e levá-los – de mão dada – a uma viagem de reflexão sobre as suas próprias experiências e sentimentos. É uma mensagem de empatia, de compaixão, de amor ao próximo, e também uma mensagem de amor próprio, onde tudo sempre começa.

Com ilustrações de Sandra Abafa, o livro está disponível no site da Alfarroba Editora e nas FNAC de todo o país.

Quem é a Sofia?

Nascida em Setúbal em 1980, Sofia Isabel Vieira, licenciada em Investigação Social, pós-graduada e mestrada na área da Educação, com especialização em pré-escolar e 1.o ciclo, e formação internacional em áreas como comportamento, pedopsicologia, criatividade e inteligência emocional, exerceu ao longo dos anos várias funções na área da educação, em Portugal e no Reino Unido.

Apaixonada pela visão holística do desenvolvimento da criança, e inspirada pelas metodologias Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, Sofia acredita que brincar é tão importante como respirar para uma criança. É autora do projeto Pais com P Grande, com uma página no Facebook e no Instagram, onde Sofia promove fundamentalmente o verdadeiro sentido da humanidade, partilhando muito do seu quotidiano em família, das suas aventuras pelo mundo com os filhos e das suas experiências em tentar fazer deste mundo um lugar melhor.

Sofia é assumidamente um ser humano ao serviço dos outros, que acredita que o seu sucesso pessoal depende muito mais daquilo que dá, do que daquilo que recebe da vida. Tem feito trabalho voluntário em prol dos que mais precisam, desde serviço prestado a um centro de acolhimento para crianças em situação de risco na sua cidade natal, passando por experiências em campos de refugiados na Grécia.

Mais recentemente esteve em Zaatari, no deserto da Jordânia, a implementar um novo projeto de educação pré-escolar, assente nos princípios da inteligência emocional, para crianças refugiadas da guerra na Síria. Tem também organizado várias campanhas de recolha de donativos para projetos específicos, nacionais e internacionais.

Hoje em dia fomenta a sua paixão antiga pela escrita a partir da sua casa de família, no sudoeste da França, onde vive com o seu companheiro e os filhos, Gabriela e Tiago, os que a inspiraram para escrever sobre as aventuras do ouriço Noronha.

Veja também:

– Famílias que nos inspiram: família Vieira-Gillet

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *