Livros para ler aos Pequenitos no Regresso às Aulas

Livros para preparar o Regresso às Aulas

livros bebés

Estas sugestões de livros para ler ou oferecer aos miúdos neste Regresso às Aulas vão ajudar a receber o novo ano letivo com sede de muitas histórias.

Sabemos que para os mais pequenos voltar à escola nem sempre é fácil.

Desfrutem de momentos de leitura em família, deixem-se levar por estes personagens e tornem o regresso às aulas um momento divertido, cheio de animação para todos. Às vezes, para mudar o final da história, basta contá-la com um tom mais entusiasta, se é que nos entendem. 🙂

Livros para ler às abobrinhas mais pequenas

Livros para Ler aos Pequenitos no Regresso às Aulas

O Jardim-de-Infância

O Jardim-de-Infância” é uma primeira enciclopédia que responde de forma clara às primeiras dúvidas e perguntas dos mais pequenos. As brincadeiras e as surpresas, as ilustrações pormenorizadas, as palas amovíveis que revelam o interior das coisas e os textos escritos numa linguagem simples transformam cada página numa aventura.

Faixa etária: + 3 Anos.

Quico no Infantário, de Xavier Deneux

O Quico vai para o infantário. Desde a separação matinal à hora do reencontro, o seu dia é bem preenchido: jogos, sesta, refeições, hora das histórias… Não há tempo para aborrecimentos! Uma história para preparar os pequeninos (e os pais) para a entrada do infantário.

Faixa etária: + 12 meses.

Viajar no Autocarro Amarelo

Vamos aprender a contar até dez! Há crianças que têm de apanhar o autocarro para irem para a escola. Segura o livro com uma mão, vai virando as páginas com a outra e, como que por magia, as crianças vão aparecendo à janela do autocarro. Cada página é uma surpresa, o que faz com que este livro seja o ideal para a criança aprender a contar até dez. Vamos Viajar no Autocarro Amarelo?

Faixa etária: + 3 anos.

Pedro vai à Escola, de Sandrine Deredel Rogeon

Como todos os meninos da sua idade, o Pedro é travesso, curioso, brincalhão e muito especial. Com o seu fiel amigo Rubi, o Pedro vai à Escola viver todas as aventuras de uma criança de três anos.

Faixa etária: + 4 Anos.

Porque é que Vou à Escola?, de Oscar Brenifier e Delphine Durand

Como todas as crianças, Filipe faz perguntas frequentes. Porque É que Vou à Escola? Com a ajuda do seu bonequinho Zof, ele procura encontrar respostas, questionando o mundo que o rodeia. Um passeio em forma de conto que aborda as primeiras grandes perguntas dos mais pequenos em mais um título da coleção Pequenos Filósofos.

Faixa etária: + 5 Anos.

Martine na Escola – Primeiros Livros, de Gilbert Delahaye e Marcel Marlier

Depois de 5 anos sem as crianças terem acesso aos primeiros livros da Anita, que agora se chama Martine (o seu nome na versão original), aqui estão as novas edições mais do que aguardadas de 3 novos títulos e 7 reimpressões.

Faixa etária: + 3 Anos.

O Bolinha Vai à Escola, de Eric Hill

A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho, numa encantadora série de livros-brinquedo da autoria de Eric Hill. Agora, o Bolinha Vai à Escola!

Faixa etária: + 3 Anos.

O Jardim de Infância, de Émilie Beaumont e Sylvie Michelet

O Jardim de Infância” é um livro destinado aos mais pequeninos. Uma maneira simples e cativante de lhes dar a conhecer o mundo que os rodeia, através de imagens simples e textos curtos.

Faixa etária: + 3 anos.

Um Dia na Creche, de Cristina Raiconi

A ida para a creche é uma experiência de separação e independência que se pretende positiva.  É o que “Um Dia na Creche” apresenta através do texto rimado, das texturas e das ilustrações coloridas e vibrantes.

Faixa etária: + 12 Meses.

Livros para as abobrinhas mais velhas treinarem a leitura antes do Regresso às Aulas

Livros Para Treinar a Leitura

O Menino Nicolau, de Sempé, René Goscinny e Jean Claude Sempé

Houve tempos em que ir à escola era coisa que até metia medo a muitos meninos. E alguns deles faltavam muito porque a escola não lhes dava prazer nenhum. É de tudo isto que nos fala este livro, criado por dois grandes autores: Sempé (um dos mais notáveis desenhadores humorísticos franceses e «pai» do Menino Nicolau) e Goscinny (autor do texto das bandas desenhadas com a figura de Astérix).

Faixa etária: + 10 anos.

Martine Regressa à Escola, de Gilbert Delahaye e Marcel Marlier

Os livros da Anita percorrem, desde há 50 anos, as mãos de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Anita, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier. Agora, com novo nome: Martine, com o qual foi baptizada na versão original. 

Martine/Anita Regressa à Escola é um dos livros mais marcantes da saga!

Faixa etária: + 4 Anos.

Era Uma Vez Um Dia Normal de Escola, de Colin Mcnaughton e Satoshi Kitamura

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula – Grau de Dificuldade III.  Era um dia normal, igual a tantos outros. E um rapaz, também como tantos outros, fez o seu percurso habitual até à escola, como normalmente fazia. O que ele não sabia era que, nesse dia normal, ao conhecer o seu novo professor, algo de EXTRAORDINÁRIO iria acontecer!

Escrito por Colin McNaughton e ilustrado por Satoshi Kitamura, este livro leva-nos à descoberta do imaginário das crianças, através da força inspiradora e poética da música; Era Uma Vez Um Dia Normal na Escola mostra-nos de que forma pode um professor inspirar e motivar uma turma inteira: um livro sobre os adultos que todas as crianças queriam – e deviam – ter!

Faixa etária: + 6 Anos.

Odeio a Escola!, de Jeanne Willis

Era uma vez uma menina Que não gostava de aprender. O seu nome era Ana Rita E queria ver a escola a arder. E por que não, se a professora é um sapo feio e a sala um buraco no chão? Quando na cantina lhe dão lesmas e cocó de coelho à refeição? Os amigos não ajudam nada – são na verdade um horror! Se o primeiro ano foi mau, o segundo foi bem pior. Será verdade, ou não? Se for, pobre coitada…

Odeio a Escola!” é um livro maravilhoso, que os miúdos vão ler de uma assentada.

Faixa etária: + 6 Anos.

Uma Aventura na Escola, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

A escola foi assaltada logo no princípio do ano. Mas, para grande espanto de todos, os ladrões não levaram nada. Seria uma partida dos alunos? Seria obra de um maluquinho? Puseram-se muitas hipóteses, mas nada se descobriu. Os professores, os empregados e até a polícia tentavam deslindar aquele mistério. Mas quanto mais tentavam maior era a confusão…

Uma Aventura na Escola” é recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Faixa etária: a partir dos 10 anos.

O Rato Renato Não Quer Ir À Escola, de Anna Casalis

Pensado para crianças que se iniciam na leitura, O Rato Renato Não Quer Ir À Escola é um ótimo livro para trabalhar as noções de responsabilidade e para que as crianças entendam que existe um tempo para tudo.

Faixa etária: a partir dos 6 anos.

Tudo sobre o Regresso às Aulas:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *