Família > Fazer com os miúdos > Livros

Livros para as férias

Livros as férias

Agosto chegou. É tempo de fazer as malas e partir à aventura. Praia, sol, areia, piscina, florestas… dias grandes, enormes, que terminam tarde, sem horas. É tempo de brincar, de não fazer nada, de descansar, de fazer o que nos apetece, de ler o que não houve tempo durante o ano. A bagagem é muita, mas há sempre espaço para os nossos livros. Vamos pôr na mala umas novidades e lê-las muitas vezes, até saber de cor, até serem os nossos filhos a contarem-nos a história? A Sofia Baltazar Knapič traz-nos maravilhosas sugestões de leitura em família neste Verão!

olhaquemvoltouUm dos meus preferidos, chamo-lhe o livro das bolinhas. Um livro mágico, um livro que ‘funciona’ com o toque do dedo mágico, que os miúdos podem ouvir vezes sem conta, mas pedem sempre bis. Um livro para aprender as cores, os números. Um livro para ler, para contar e brincar.

 

 

 

 

Para ler antes de dormir

ursopequenoUm livro para ser lido a pequenos ‘ursos’ antes de dormir, um livro para acalmar e abrandar as energias e para encher de coisas boas os sonhos de verão.

 

 

 

 

 

 

 

 

…com uma lanterna, para ir projetando para o teto. Descobrir uma história clássica, num livro recortado. Um acordeão com uma boa história lá dentro, já conhecida de todos, mas sempre a tempo de ser recontada! O texto é o original de Charles Perrault.

 

 

 

Um livro para ler debaixo das estrelas

estrelasUm livro para ler ao luar, debaixo das estrelas. Para imaginar e acreditar, que também nós podemos apanhar uma estrela, porque nas férias, os desejos são ainda mais fáceis de realizar. O primeiro livro de Oliver Jeffers, um dos meus preferidos.

 

 

 

 

Para contarem aos irmãos mais novos e aos pais

tesourosA importância de ler em voz alta, de ouvirmos a nossa própria voz, de aprendermos a contar histórias. Um livro pequeno, uma história deliciosa, como são todas as de Janosh. Ponham os mais pequenos a ler, os pais e irmãos mais novos sentam-se do lado de cá da plateia e deixem levar-se por uma história maravilhosa, em busca de um tesouro.