Família > Fazer com os miúdos > Livros

O Livro sem Bonecos

O livro sem bonecos

Um maravilhoso livro que vai encantar miúdos e graúdos.

Lembram-se da Sara Amado, da prateleira-de-baixo? Primeiro partilhou connosco 10 dicas e rituais para a leitura, e tem-nos trazido vários livros muito giros e diferentes como sugestão de leitura com os miúdos. Mesmo a tempo do Natal, regressa com um “livro-provocação”… sem imagens! 

As imagens também se leem, dizemos sempre quando nos atiram a deixa para lhes irmos ler a história. Ler a história com o miúdo é fundamental, claro, mas tão fundamental como isso é ensiná-lo a ter uma ligação pessoal com o livro. Primeiro lê as imagens, depois ouve a história.

Para este ponto 4, escolhi um livro-provocação. Eu que chego aos livros pelas ilustrações, acho este livro genial e um dos top 10, que não deve faltar numa prateleira-de-baixo.

O ler das imagens — que defendo como fundamental — é uma coisa que os miúdos perdem gradualmente à medida que lêem com mais facilidade. Há maneiras de ser diferentes, claro, mas é bom que lhes vamos continuando a chamar a atenção para as imagens e que lhe vamos continuando a propor livros silenciosos (só de imagens) depois de saberem ler, além de lhes chamarmos a atenção para as ilustrações. Muitas vezes é nelas que reside a explicação ou uma outra leitura da história, e isso é uma riqueza que devem continuar a apreciar.

Mas o livro que aqui hoje trago não tem imagens. Zero. Provocadoramente, chama-se até O Livro sem Bonecos.

O livro sem bonecos

Basicamente é um texto onde quem lê se vê obrigado a reproduzir sons, palavras, canções que na verdade não quer, porque são ridículas, porque gozam consigo próprio. O livro vai variando o grafismo entre o que é suposto ler como quem lê a história à criança e aquilo que supostamente o leitor está a pensar (comentado alto) ao ler o livro.

É verdadeiramente hilariante. Só tem mesmo um problema: esta história é proibitiva antes de adormecer! Esqueçam o sossego à hora de deitar.

O livro sem bonecos

O livro é de rir a perder, miúdos e graúdos. Agora, que vale a pena fazer este teatro só para lhes ouvir as risadas de vidrinhos a quebrar, vale — e muito!

O livro sem bonecos

Este é um dos livros que já escolhi para alguns meninos que, ainda não sabem, mas vão receber um presente pelo correio. O pacote™de Natal* pode ser subscrito até dia 3 de dezembro e os pacotes™ são enviados na 2ª semana de dezembro, mesmo a tempo do Natal! Podem
encomendar entre 1 a 4 livros, para uma ou mais crianças.

A partir da vossa descrição, eu escolho o(s) livro(s), respondo com a lista para vossa aprovação e depois envio o pacote™ para onde
quiserem. O remetente pode ser o vosso ou o do Pai Natal ou o do Menino Jesus, à vossa escolha!

Dia 5 abrem também as inscrições para o pacote™ de inverno!

Mais informações em www.prateleiradebaixo.com.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *