Família > Fazer com os miúdos > Livros

Ler histórias é criar crianças mais felizes

Ler histórias é criar criancas mais felizes

Sabia que a leitura pode influenciar a felicidade das crianças? A B de Brincar explica porquê.

Ler uma história para uma criança é mágico! É levá-la para novos mundos, novas emoções, diferentes experiências. É rir, entristecer, duvidar, conhecer, experimentar, criar. É ser, ter, crescer e compreender. É contruir novas realidades e perceber as já conhecidas.

De facto, ler histórias para crianças é uma das actividades mais importantes para o seu desenvolvimento:

Estimula a criatividade

Ao ouvir uma história, a criança constrói-a na sua cabeça, criando imagens mentais para a ilustrar. Nesse processo, utiliza os seus conhecimentos e procura soluções, construindo e desconstruindo, procurando encaixar o que ouve naquilo que conhece ou que inventa. Ou seja, desenvolve um processo criativo.

Desenvolve a linguagem

A leitura de uma história para uma criança permite que esta enriqueça o seu vocabulário, fixando o que já conhece e ampliando-o. Por outro lado, ouvir as palavras ditas de forma correcta ajuda a que as tente reproduzir de forma mais fiel.

Incentiva a leitura

Os mais pequenos (e não só) encantam-se com o mundo das histórias, transportam-se para ele e tornam-se curiosos. E este entusiasmo leva-os a procurar um maior acesso a essas histórias, fazendo-o normalmente com o recurso a livros.

Por outro lado, diversos estudos demonstram que as crianças que convivem habitualmente com livros tendem a ler mais facilmente e de forma mais natural e frequente.

Ajuda a lidar com emoções

Ao ouvir histórias e ao transportar-se para dentro delas podem-se sentir emoções diversas. Algumas conhecidas, outras menos habituais. Ao ter contacto com elas através da história, a criança apreende-as, processa-as e integra-as. E esse é um processo precioso para o seu desenvolvimento.

Facilita o processo de educar

As histórias podem falar sobre preconceito, diversidade, meio ambiente, respeito, generosidade, etc. Tornam-se, assim, excelentes pretextos para educar, dando exemplos e/ou tornando a história motivo de conversa.

Promove momentos e memórias com o contador

Ao ler uma história para uma criança está a passar um momento de qualidade com ela. Ambos estão envolvidos numa actividade conjunta, onde a atenção de ambos está nela concentrada. Quantos dos adultos actuais não recordam momentos semelhantes quando eram crianças?

Ajuda a conhecer papéis sociais

Frequentemente, diversos papéis sociais estão representados em histórias: pai, mãe, professor, vizinho, polícia,… Ao ouvir essas histórias, as crianças tomam contacto com eles, percebem as suas dinâmicas e relações.

Desenvolve conhecimento

História, geografia, filosofia, ecologia, política, sociologia,… É incrível a quantidade de “disciplinas” que podem estar presentes numa história! Ouvi-la é ter contacto com diversos aspectos do mundo e diferentes realidades.

Ajuda a criança a perceber o seu papel na construção da realidade

A realidade é construída a cada momento. Ao ouvir e construir histórias com diferentes finais, diversos enredos e percursos, a criança percebe que pode moldar a sua realidade, que os seus actos e escolhas permitem ter influência no mundo que a rodeia.

 

Sim, ler histórias para crianças é um instrumento de desenvolvimento pessoal e social. Mas, sobretudo, é algo divertido e entusiasmante. Já o fez hoje?

Boas Brincadeiras!

 

B de Brincar