Família > Fazer com os miúdos > Livros

Leituras para este mês

Leituras mês Nov 2011

Deixamos aqui duas propostas de livros infantis para ler e ver com muito carinho.

Todos fazemos tudo

A Mimi no fundo do Mar

 

“Todos fazemos tudo” é um projeto original das Éditions Notari — pensado e ilustrado por Madalena Matoso — e criado com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres. O livro resultou de um concurso de criatividade lançado pelo município de Genebra e foi, numa primeira fase, oferecido às crianças que frequentam as creches e jardins de infância da cidade. Agora, chegou a Portugal pela mão da editora Planeta Tangerina.

“Todos fazemos tudo” prescinde das palavras e funciona como um jogo. Há personagens — homens, mulheres, novos e velhos, de muitas cores e formas — e muitas atividades e tarefas que estas personagens poderão viver.

As páginas são cortadas ao meio: na parte superior é revelada a sua identidade — se masculina, se feminina, se mais nova ou mais velha; na parte inferior revelam-se as ações — cozinhar, tratar de bebés, fazer jardinagem, conduzir tratores ou tocar guitarra. Não se representam apenas “tarefas domésticas”, habitualmente lembradas quando o tema da igualdade é tratado, mas também atividades profissionais e momentos de lazer. Não se representam apenas homens e mulheres, mas pessoas de diferentes idades e origens, dando ao livro uma dimensão maior de Igualdade que não apenas a de género.

Este livro é maravilhoso tanto na forma como no conteúdo. Recomendamos!

 

 

«A Mimi no Fundo do Mar», de Korky Paul e Valerie Thomas é o novo livro que acaba de sair da nossa querida bruxa Mimi. Este volume tem como novidade desenhos de crianças portuguesas nas contracapas do livro.

A nova aventura da Bruxa Mimi, «A Mimi no Fundo do Mar», editado pela Gradiva, conta com ilustrações de crianças da Escola EB1 José Jorge Letria de Cascais. A iniciativa, inédita na história da publicação, resulta de uma parceria entre a Gradiva, a Oxford University Press, a Escola EB1 José Jorge Letria de Cascais e a Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara da Câmara Municipal de Cascais.

«A Mimi no Fundo do Mar» acabou de ser lançada em simultâneo em Portugal e Inglaterra.

«A Mimi adora mergulhar no mar… Mas o Rogério não tem tanta certeza e, por isso, a Mimi transforma-se a ela e ao seu grande gato preto em criaturas das profundezas.

Mas a varinha mágica perde-se no fundo do mar…

Conseguirá a Mimi recuperá-la e encontrar uma forma segura de ver as maravilhas do fundo do oceano?»

Vamos mergulhar nesta aventura?

 

De: Madalena Matoso

Editora: Planeta Tangerina

De: Korky Paul e Valerie Thomas

Editora: Gradiva Publicações