Leituras e Papas de Aveia: um livro sobre conhecer as coisas! - Pumpkin.pt

Leituras e Papas de Aveia: um livro sobre conhecer as coisas!

Leitura e Papas de Aveia

Já está disponível ‘Leituras e Papas de Aveia’, o livro vencedor da edição deste ano do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

Numa altura em que se começa a pensar nas compras de Natal, a obra de António Martins (texto) e de Duarte Carolino (ilustração) surge como uma opção para os mais novos por 3,99 euros, à venda nas mais de 400 lojas Pingo Doce.

É o mais recente vencedor do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o sétimo desde o lançamento, em 2014, deste prémio que procura estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração. Da autoria de António Martins (texto) e de Duarte Carolino (ilustração), ‘Leituras e Papas de Aveia’ acabou por ser marcado por Olívia e Luísa, filhas, respectivas, dos autores.

“Tudo teve início quando soubemos que íamos ter uma filha. Este conto começou por ser uma história para contar à Olívia, longe da possibilidade de vir a ser reconhecido e premiado”, afirma António Pedro.

Olívia surge, assim, como a protagonista de “Leituras e Papas de Aveia”, um conto que explora dois grandes conceitos: “a importância de ler e aprender com o que os livros têm para nos ensinar, e a ideia de que não podemos dizer que não gostamos das coisas sem as conhecer”, explica António Pedro.

Segundo o autor, “a história é animada e cheia de ritmo, com as aventuras dos habitantes de uma pequena aldeia de monstros, personagens com características humanas inspiradas na realidade”.

“Estes pequeníssimos monstros são miniaturas que moram nas molas do colchão de Olívia, têm nomes divertidos e descobrem um livro de receitas onde aprendem a cozinhar deliciosas papas”, revela Laurinda Alves, em representação do júri, constituído também por Leonor Riscado, Mário Cordeiro, Rosário Araújo e Sara Miranda.

Já Duarte Carolino, destaca a importância da filha no processo criativo: “A Luísa foi-me dando a sua opinião ao longo do processo, que durou cerca de um mês e meio. Gosto de a envolver e fazer sentir que as suas opiniões são importantes. Ficou muito contente por o pai ter ganho”.

As seis obras premiadas anteriormente no âmbito do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já venderam, no conjunto, mais de 120 mil exemplares. Após o seu lançamento, os livros vencedores têm, aliás, permanecido no Top 10 de livros infanto-juvenis durantes várias semanas consecutivas.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *