Sugestões de leituras para o Verão, por Sara Amado da prateleira-de-baixo.
Ela partilhou connosco os seus livros preferidos para este verão:
E para as Férias, o que levar? Bem, decidi-me por uma lista feita de água, que é o que pede este calor. Alguns deles fazem parte dos PACOTES de verão e muitos deles já ali estão na prateleira-de-baixo.
E é assim (mais ou menos por ordem de idades):
Praia-mar (Planeta Tangerina)
Um dia na praia (Planeta Tangerina)
Perdido e Achado (Orfeu Mini)
A Baleia (Orfeu Mini)
O Homem de Água (Kalandraka)
Baleia (Kalandraka)
Jim Curioso (Polvo)
A menina do Mar (Porto Editora)
Mar (Pato Lógico)
O Rapaz que Nadava com as Piranhas
Os Lusíadas (Presença/Marcador)
Vento nos Salgueiros (Tinta da China)
Os bebés da Água (Tinta da China)
Três Homens num Barco (Cotovia)
A Odisseia de Homero (Cotovia)
Lembram-se das dicas e rituais para incentivar a leitura que Sara Amado, da prateleira-de-baixo, partilhou connosco? Aqui fala no ponto 6 e 7:
6. A Feira do Livro.
O ritual da ida à Feira do Livro, onde a procura dum livro se mistura com uma fartura, um gelado ou um algodão doce, tem feito maravilhas na aprendizagem do prazer pela leitura. A Ilustrarte, a BD da Amadora ou a ida a uma livraria numa viagem, são outros programas ótimos para fazer.
7. O objeto-livro.
“Os livros são objetos transcendentes mas podemos amá-los do amor tátil que votamos aos maços de cigarro”, canta Caetano Veloso, em Livro. Deixar a criança escolher o livro que quer levar numa viagem —travel light! — faz dele um tesouro precioso, por ser um dos poucos pertences que carrega para um lugar novo.
O ritual da Feira do Livro repete-se há muitos anos, lá por casa, sempre com grande sucesso. Associar o livro à fartura ou ao algodão doce ou ao gelado — sendo que os dois primeiros só comem mesmo aqui! — é sucesso garantido!
O passeio inclui assim a escolha dum doce para o lanche e, é claro, a escolha dum livro.
Quando eram mais pequenos comprava por trás das costas deles mais uns tantos para aproveitar os descontos e não estragar a magia dO livro que tinham escolhido, entre os milhares que ali que vêem. O truque é levá-los aos stands certos, claro. Já mais velhos é deixá-los escolher o que querem mesmo, na esperança de que estejam bem educados!…
Este anos os dois mais velhos levaram um dinheiro extra dos avós e listas feitas que incluíam várias BDs que partilham, livros de culinária e de filosofia, dois interesses em alta.
A Feira do Livro serve também para finamente comprarmos aquele livro de peso, que normalmente tem aqui descontos fabulosos.
Um dos tais livros de peso (absolutamente essencial em qualquer prateleira) e perfeito para o verão que hoje chega é o “Lá fora”, da Planeta Tangerina.
Faz agora anos escrevia sobre este livro: Lá fora é um livro de peso sem ser pesado. Ensina sem ser do alto do estrado. Está ali mesmo, lá fora, no meio deles e do mundo.
Lá fora ensina a olhar e a querer saber mais, ensina latim (que é uma coisa muito séria) mas também que as pedras que pisamos aqui são diferentes das que fazem desenhos nos passeios da cidade onde vivemos.
Hoje, é ainda o livro que primeiro pomos no saco das férias, agora ainda mais pesado das folhas que pomos entre as suas páginas e das histórias que acrescentamos, a cada ano, às suas histórias.
Quem ainda não o tem — e agora que a Feira acabou — pode ainda aproveitar para o conseguir dentro dum dos belíssimos PACOTES de verão que a Sara desenhou e que ainda podem subscrever.
Este artigo foi útil para si?