Família > Fazer com os miúdos > Livros

Conta-me uma história, por Sofia Knapič: São Todos os meus Preferidos

São Todos meus Preferidos

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.

Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič | São Todos os meus Preferidos, de Sam McBratney

“ Quando os iam deitar à noite, a mãe ou o pai diziam-lhes sempre a mesma coisa:

– Vocês são os bebés ursos mais lindos do mundo inteiro.

 

Dos mesmos autores de Adivinha quanto eu gosto de ti, há muito apreciado pelos pais portugueses, vem este São todos os meus preferidos, no qual o tema dos ciúmes entre irmãos surge numa ternurenta família de ursos. 

É certo que, quando há irmãos, há sempre o dia em que surge a pergunta para os pais:

 – Qual é o teu preferido? De qual gostam mais?

O livro explica a impossibilidade de amar mais um filho do que outro e a impossibilidade de quantificar o quanto se gosta de cada um. Cada filho é amado pelas suas semelhanças com a família, mas sobretudo pelas suas particularidades e diferenças, exactamente por aquilo que é. A história ressalva a importância de cada indivíduo pelas suas capacidades, características e qualidades únicas, sendo isso que faz cada filho igualmente importante e único aos olhos dos pais.

As ilustrações de Anita Teram ajudam a criar um universo afectivo a que as histórias de Sam Bratney já nos vêm habituando e reforçam a mensagem a passar: ‘todos diferentes, todos únicos, todos igualmente especiais… todos os mais lindos do mundo inteiro. ‘ 

Uma boa história para ler em família, ao deitar, uma mensagem para deixar diariamente nas cabeças dos pequenos leitores:

– São todos os nossos preferidos.

Para enriquecer ainda mais este momento em família podem ainda fazer a atividade de trabalhos manuais Quadro Mãos de família.

Livro editado pela Editorial Caminho

Preço médio: € 12,90