Família > Fazer com os miúdos > Livros

Conta-me uma história, por Sofia Knapič: O Cuquedo

Conta-me uma história, por Sofia Knapič: Cuquedo

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.

Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič

Sugestão de Março – O Cuquedo de Clara Cunha com ilustração de Paulo Galindro

“- E quem é o Cuquedo? – perguntou o Elefante.

– O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar.”

Na selva assistia-se a uma debandada de animais: as zebras, os hipopótamos, os elefantes, as girafas e outros bichos corriam de lá para cá e de cá para lá. E porque seria? É que o Cuquedo andava à solta por aquelas bandas.

E o que é o Cuquedo, perguntam vocês? Será um animal feroz, um pássaro, que bicho será? Que coisa será? Nada como ler a história para descobrir.

É um livro entusiasmante que capta a atenção de todas as crianças e até dos adultos, um livro empolgante, que utiliza um diálogo repetitivo, mudando apenas as personagens, o que leva a que os mais pequenos, em pouco tempo, o possam contar facilmente.

Toda a cadência repetitiva cria também uma atmosfera de suspense e curiosidade… o que será, afinal, o Cuquedo?

 

Nota: A leitura deve ser feita com muita energia, a andar ‘de cá para lá e de lá para cá’, para criar mais impacto e diversão.

Ponham os miúdos a fazer os mesmos movimentos… Recriem a cena com animais que tenham lá em casa, de pvc, peluche, tecido ou cartão, e façam uma grande peça de teatro, todos juntos.

Sobretudo, divirtam-se com esta leitura!

Para enriquecer ainda mais este momento em família podem ainda fazer a Atividade Criativa Trabalhos Manuais – Vamos representar o Cuquedo?

Idade recomendada: a partir dos dois anos.

Editor: Livros Horizonte

Valor aproximado: 10 €