A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar KnapiÄ. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.
Conta-me uma história, por Sofia Baltazar KnapiÄ
Sugestão de Setembro- Pinguim de Polly Dunbar.
– Olá, Pinguim! – disse o Quim.
O Pinguim não disse nada.
– Não sabes falar? – disse o Quim.
O Pinguim não disse nada.
O Que é que o Quim há-de fazer para o Pinguim falar?
Recordando a infância e recuando até ela: o que não daríamos para que o nosso brinquedo preferido ganhasse vida e falasse connosco? Esse é o grande desejo do Quim, o menino que protagoniza esta história. Ele só queria que o seu novo amigo Pinguim falasse com ele e, para que isso aconteça, vai fazer de tudo! Imaginem quando uma criança recebe um boneco e começa a apertar as mãos e os pés a ver se funciona de verdade, para poder brincar, falar e rir das suas palhaçadas. Até porque um pinguim mudo não parece ter muita graça.
É um livro simples, de fácil leitura e compreensão para os mais novos. Os desenhos de grande dimensão e as frases curtas e simples ajudam a captar a atenção dos ouvintes e contribuem também para que cada acção possa ser teatralizada pelo leitor. Cada tentativa do Quim para pôr o seu novo amigo a falar vai fazer nascer uma gargalhada nos mais pequenos ouvintes. O Quim faz caretas, dança e até faz o pino, ou mesmo uma birra, mas o Pinguim continua mudo. Até que aparece um leão, e todos os meninos têm medo de leões grandes. O leão engole o menino (pânico na plateia) e é aí que o Pinguim reage e mostra que sabe falar e muito, aliás… tudo!
Eis um livro para ler e reler e voltar a ler… de pijama, como o menino da história aparece vestido no livro, antes de ir para a cama, para que nos sonhos os ursos, as ovelhas e os bonecos de estimação falem mesmo com os vossos filhos!
NOTA: Este livro pertence à colecção Borboletras da Caminho que, ao que parece, vai terminar. Por isso, aqui fica o meu conselho, vão á livraria mais próxima e comprem os que puderem para ter em casa e para oferecer. Os preços rondam os 6 euros e são livros de muita qualidade, de autores reconhecidos, de grande formato e com ilustrações magníficas. A não perder Viva o peixinho (Lucy Cousins), O bebé que não queria ir para a cama (Helen Cooper), Catatuas (Quentin Blake), O Ganso Gastão (Petr Horacek), Não Consegues Dormir, Urso Pequeno? (Martin Waddell) ou Sr. Azulão (Chris Riddell).
Para enriquecer ainda mais este momento em família podem ainda fazer a Atividade Criativa Trabalhos Manuais- Agora vou ser um Pinguim!
Texto e ilustração de Polly Dunbar.
Editora: Caminho.
Colecção: Borboletras.
Valor aproximado: 5,39 euros.
Este artigo foi útil para si?