Família > Fazer com os miúdos > Livros

Conta-me uma história, por Sofia Knapič: O Dia em que o Senhor Bonifácio Ficou em Casa Doente

Dia Senhor Bonifácio Ficou Casa Doente

A Pumpkin tem o enorme prazer de contar com as sugestões de leitura em família recomendadas por Sofia Baltazar Knapič. Saiba mais sobre ela e conheça todas as atividades que ela propõe.

Conta-me uma história, por Sofia Baltazar Knapič

Sugestão de novembro- O Dia em que o Senhor Bonifácio Ficou em Casa Doente de Philip C. Stead, ilustração: Erin E. Stead.

 

O Senhor Bonifácio tem muito que fazer no Jardim Zoológico, mas encontra sempre tempo para visitar os seus amigos.

Com as primeiras chuvas vêm também as primeiras febres e os primeiros dias em casa. Proponho, pois, um bom livro para ler nesses dias, enrolado nos lençóis ou no sofá, para que a imaginação ganhe asas e se desejem dias como este em que o Sr. Bonifácio não foi trabalhar.

Na capa amarelada, o elefante, o pinguim e um senhor jogam às cartas. Beleza, simplicidade e amizade. Gosto ainda do nome dado pela tradutora, Rita Graña ao velho senhor Bonifácio, que no original é Amos McGee. Dá-lhe um ar mais raro, pouco vulgar.

O dia em que o Sr. Bonifácio ficou doente é sobre um senhor, já de alguma idade, que trabalha no Jardim Zoológico. Acorda cedo, toma o pequeno-almoço, apanha o autocarro número 5 e vai trabalhar. No trabalho arranja sempre tempo para jogar xadrez com o elefante, fazer corridas com a tartaruga (quem as ganha?), sentar-se ao lado do pinguim, emprestar um lenço ao rinoceronte e ler histórias à coruja que tem medo do escuro. E todos os seus dias são iguais.

Até que num desses dias quando acorda, não se sente bem e não vai trabalhar. Mas os animais sentem a sua falta. Apanham o autocarro número 5, vão a casa do Senhor Bonifácio e passam o tempo com o amigo doente, fazendo com que se sinta muito melhor. No fim, todos adormecem esperando um novo dia no zoo, numa imagem que não precisa de mais palavras.

É uma história de amizade mútua, companhia, entreajuda e recompensa. Vamos fazer aos outros o que gostamos que nos façam a nós. Quem não gosta de receber em sua casa um amigo, uma companhia para os dias em que estamos doentes e sem forças, cansados e sem poder sair de casa? Como seria bom que os nossos amigos da escola nos pudessem visitar nesses dias!

Num vocabulário muito simples, o autor Philip C. Stead conta-nos esta história de amizade e dedicação a quem mais precisa e a sua mulher, Erin Stead, ilustra-o de uma forma belíssima, muito elegante e delicada, tendo ganho a medalha Caldecott em 2011. Um casamento perfeito entre a história e as ilustrações. Um livro que vai ficar na memória como uma história muito bonita sobre a amizade.

Nota: Fiquei curiosa para conhecer um livro da mesma dupla: Bear Has a Story to Tell. Podem espreitá-lo aqui.

Para enriquecer ainda mais este momento em família podem ainda fazer a Atividade Criativa Trabalhos Manuais- Vamos escrever um postal.

Autor: Philip C. Stead

Ilustração: Erin E. Stead

Editorial Presença

Outubro 2013

Preço médio 12 euros.